Orquestra apresenta concerto gratuito em homenagem ao aniversário de criação da UEL
Orquestra apresenta concerto gratuito em homenagem ao aniversário de criação da UEL
A retirada dos ingressos já pode ser realizada gratuitamente, limitada a dois ingressos por pessoa, por meio da plataforma Sympla.Sob a regência do maestro e diretor artístico Rossini Parucci, a Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) apresenta, na noite do dia 18 de outubro, às 20h, o Concerto de Aniversário de 55 anos de criação da Universidade Estadual de Londrina. O programa da noite de celebração contará com obras de grandes compositores, marcando o mês de aniversário da UEL e a programação alusiva aos 55 anos, no Cine Teatro Ouro Verde. A retirada dos ingressos já pode ser realizada gratuitamente, limitada a dois ingressos por pessoa, por meio da plataforma Sympla.

No programa, obras de Mozart (Sinfonia nº 29 em Lá Maior) e Vivaldi (Concerto para Violão em Ré Maior), além de composições do espanhol Enrique Granados (Dança Espanhola nº 5) e do bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzolla (Oblivion e Libertango).
O concerto de aniversário é realizado pela Universidade Estadual de Londrina por meio da Casa de Cultura – Divisão de Música, Orquestra Sinfônica da UEL e Coordenadoria de Comunicação Social. O evento ainda conta com o apoio do Cine Teatro Ouro Verde e da Rádio UEL FM 107,9.
Rossini Parucci
Nascido em Londrina, no estado do Paraná, o regente e contrabaixista Rossini Parucci iniciou seus estudos em composição e regência logo cedo, aos 14 anos de idade, sob a orientação do Maestro Othonio Benvenuto. Ingressou na Arizona State University (ASU), graduando-se em 2010 “com distinção”.
Hoje, além de Diretor Artístico e Regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, Rossini Parucci, é também Diretor Artístico e Regente Titular do Coro e Orquestra de Câmara Nacional e membro da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, onde integra o naipe de contrabaixos e atua como regente convidado
Natanael Fonseca
No programa do Concerto de Aniversário, Natanael Fonseca será o solista do Concerto para Violão em Ré Maior. O músico é mestre em Violão Erudito pela Universidade de Aveiro – Portugal. É violista da OSUEL desde 1991 e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, com a qual participou da gravação de seus cinco discos. Apresentou-se em recitais de violão em Portugal e Espanha, e como solista nos concertos para violão e orquestra de Mário Castelnuovo Tedesco, Heitor Villa-Lobos e Anton Garcia Abril com a orquestra Sinfônica da UEL e dos concertos de A. Vivaldi e J. L. Krebs com a OCSL.
(*Assessor Especial na Coordenadoria de Comunicação Social).