Levantamento avalia condições de saúde e trabalho dos servidores

Questionário deve ser respondido pelos servidores. Objetivo é mapear atividades, visando nortear tomadas de decisões por parte da administração..

Reinaldo C. Zanardi

Agência UEL

A UEL e o Grupo de Trabalho estão aplicando um questionário para os servidores da Universidade, levantando as condições de trabalho e de saúde de professores e técnicos universitários. O levantamento tem questões sobre as condições de saúde, doenças pré-existentes, espaço físico e meios de locomoção para a UEL.

Segundo a professora Elisa Tanaka Carloto, diretora de Avaliação e Informação Institucional da PROPLAN, o objetivo do levantamento é mapear as atividades que já estão ocorrendo na UEL para que se possa fazer um monitoramento e acompanhamento. “Além disso, conhecer a situação de saúde do Servidor da UEL, relacionada à Covid-19”, afirma a professora.

Todos os servidores devem responder ao formulário da pesquisa. Atualmente, a UEL tem 1.262 professores efetivos, 415 professores temporários e 1.245 servidores técnicos-administrativos. “É imprescindível a colaboração de todos os servidores no preenchimento do formulário”, destaca Elisa Tanaka Carloto.

Suspensão – Na semana passada, foi editado novo ato executivo (nº 41/2020), mantendo a suspensão das atividades presenciais até o dia 19 de outubro. Trata-se do sétimo ato que regula a atividade presencial com o incentivo às atividades remotas. O ato considera a situação epidemiológica imposta pelo novo coronavírus, causador da pandemia de COVID-19. Os atos têm aval do Grupo de Trabalho sobre Coronavírus da UEL.

Conforme a professora Elisa Tanaka Carloto, o levantamento deve estar concluído nas próximas semanas e o resultado pode balizar as tomadas de decisões. “Quando as condições sanitárias apontarem para um retorno seguro das atividades presenciais, a UEL deverá estar preparada para uma rotina modificada. Para que isso aconteça de forma efetiva, são necessárias informações para o estabelecimento de um plano de retorno”.