Grupo de Estudos promove curso sobre avaliação no ensino remoto

Participam professores dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade. Ao todo, serão 32 horas de curso.

“Capacitar professores dos cursos de graduação e de pós-graduação da UEL para a realização de avaliações na modalidade ensino remoto emergencial”. Este é o principal objetivo do curso “A formação continuada para docência: módulo avaliação no ensino remoto”. A promoção do curso é do Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE), em parceria com o Laboratório de Tecnologia Educacional (LABTED) e o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UEL.

Participam professores dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade. Ao todo, serão 32 horas. O curso teve início na semana passada, dia 17, e vai até 5 de novembro, com encontros semanais. Segundo a professora Evelyn Secco Faquin, do Departamento de Serviço Social, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), coordenadora geral do GEPE, foram disponibilizadas duas vagas por Departamento dos Centros de Estudos da UEL.

Segundo ela, a responsável por ministrar a formação é a professora Dirce Aparecida Foletto de Moraes, do Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). Evelyn Secco Faquin explica que os conteúdos do curso são: a) contexto da avaliação no ensino remoto: relação entre ensino, aprendizagem e avaliação; critérios e feedback; b) instrumentos e práticas avaliativas para os encontros síncronos e, c) instrumentos e práticas avaliativas para os encontros assíncronos (não conectados em tempo real). “A formação também contará com espaços denominados “Rodas de Escuta”, permitindo a troca de experiências e reflexões entre os professores”.

A professora Evelyn Secco Faquin ressalta que a formação pretende contribuir com o cotidiano dos professores, uma vez que a realidade imposta pela pandemia de COVID-19 exige o desenvolvimento de atividades pedagógicas por meio do ensino remoto emergencial. “Nessa direção, o GEPE ao realizar essa atividade visa contribuir na organização e reflexão acerca do processo avaliativo durante o ensino remoto emergencial, criando um espaço de aprendizagem conjunta”, destaca a professora.