Pesquisadores da área de Agronomia debatem engenharia conservacionista

“Engenharia da Conservação” é o tema de uma atividade que será realizada nesta quinta (8), das 9 às 12 horas, pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UEL. A discussão terá a participação do pesquisador científico Afonso Peche Filho, do Instituto Agronômico de Campinas, órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Participam do evento o professor Ricardo Ralisch e a professora Maria de Fátima Guimarães, ambos do Departamento de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da UEL. A atividade é uma ação da disciplina de Interação Máquina, Solo e Planta, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia do CCA. A transmissão será realizada pelo canal Saca UEL, no Youtube. Acesse o canal – AQUI.

(Divulgação)

O professor Ricardo Ralisch explica que o canal Saca UEL é gerenciado pelos estudantes de Agronomia. “Faremos uma síntese do que foi visto até agora na disciplina: principal função da agricultura e o papel da mecanização agrícola”, afirma o professor. “Para isso, contaremos com a participação do pesquisador do IAC Afonso Peche Filho, que tratará do tema engenharia conservacionista, que é mais amplo do que a mecanização conservacionista”.

Ricardo Ralisch afirma que a mecanização é uma tecnologia básica, que antecede as demais tecnologias que viabilizam os processos produtivos. “Porém, a mecanização quando empregada de forma inadequada agride o ambiente, principalmente, o solo e a atmosfera, consequentemente a água e a biodiversidade”, comenta. “Para conciliar com a conservação, a mecanização deve ser muito bem gerenciada por pessoas bem informadas e atualizadas”.