EAIC registra inscrições de 570 estudantes ligados à Iniciação Científica

Encontro será dias 26 e 27 de novembro, de forma remota, para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Mais de 570 estudantes de graduação da UEL, bolsistas de Iniciação Científica (IC), fizeram inscrição para o 29º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). Marcado para os dias 26 e 27 de novembro, o evento será realizado de forma remota, para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Com a adaptação do formato, além do resumo dos trabalhos, os estudantes enviaram vídeos sobre os resultados dos projetos realizados. Todo o material estará disponibilizado a partir de 16 de novembro, no canal do EAIC.

O número de inscritos desta edição segue a média dos anos anteriores, segundo a coordenadora do evento, Ana Paula Bracarense, do Escritório de Apoio ao Pesquisador, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), e professora do Departamento de Medicina Veterinária (CCA). O 29º EAIC recebeu 572 trabalhos, divididos em oito grandes áreas do conhecimentos, sendo 101 trabalhos de Humanas, 95 de Agrárias, 94 de Biológicas, 75 de Ciências da Saúde, 67 de Ciências Exatas e da Terra, 66 de Ciências Sociais e Aplicadas, 40 de Linguística, Letras e Artes, e 34 de Engenharias.

(Divulgação)

A professora explica que, ao término de todo projeto de IC, é obrigatório aos estudantes a apresentação escrita do relatório final e a apresentação oral dos resultados no EAIC. O formato de vídeo, então, foi a solução encontrada para que se realizasse a apresentação oral. Segundo Ana Paula, esta disponibilização do conteúdo online vai possibilitar que um público mais amplo tenha contato com o conteúdo científico. “Por uma necessidade, devido à pandemia, acabamos tendo um ganho com a amplitude desses materiais. É mais uma forma de ter diálogo com a comunidade”, afirma.

Além disso, a professora destaca aas pesquisas feitas pelos estudantes. “Tenho feito o upload para o canal e vejo vídeos interessantíssimos. Me deixa emocionada ver a diversidade e a qualidade dos trabalhos feitos na Universidade”, relata.

Alguns desses trabalhos de IC, de alunos e ex-alunos da UEL, foram divulgados em série de entrevistas realizada pela Rádio UEL FM. A série “29° Encontro Anual de Iniciação Científica: os estudantes da UEL e a produção do conhecimento”, veiculada dentro do programa “Revista do Meio-Dia”, reúne relatos dos jovens pesquisadores. “Muitas vezes o foco [dos projetos] são os pesquisadores e os gestores. É uma forma de dar voz para quem está fazendo sua formação na pesquisa”, afirma Ana Paula Bracarense. Os depoimentos estão disponíveis no site da UEL FM.

Programação – As atividades do 29ª EAIC têm início dia 26 de novembro, a partir das 8 horas. Alunos e orientadores fazem discussões dos trabalhos apresentados em vídeo. Eles estarão em salas virtuais, divididas nas oito áreas do conhecimento, para discutir os resultados e tirar dúvidas.

No período noturno, às 20 horas, a professora Linnyer Ruiz Aylon, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ministra a palestra de abertura, com o tema “A ciência que eu faço”. A professora é conhecida pela divulgação da ciência e pela interação com a sociedade.  Recentemente, ela se tornou a primeira mulher a assumir a presidência da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro).

No dia 27, às 14 horas, será realizada reunião com Comitê Avaliador Externo do CNPq. Às 18 horas, o EAIC divulga os trabalhos premiados. A edição prevê menções honrosas em duas modalidades: por mérito científico e por maior número de visualizações de vídeo integrais, sendo dois premiado em cada grande área.

Mais informações no site do 29º EAIC.