Professor é um dos autores de livro sobre cultivo de uvas de mesa

Obra lançada pelo IDR-Paraná aborda todas as etapas da viticultura, da escolha do terreno e cultivares à distribuição.

Willian C. Fusaro

Agência UEL

Foram cinco anos de produção para finalizar uma obra que traz um detalhado panorama do cultivo de uvas de mesa no Paraná. O livro Viticultura Tropical: o sistema de produção de uvas de mesa do Paraná, lançado recentemente pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar/Emater (IDR-Paraná), é fruto de um esforço de quase 30 colaboradores sobre a viticultura no estado. Um dos organizadores é o professor do Departamento de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEL, Sergio Ruffo Roberto.

Ele conta que o livro é a versão estendida da obra Viticultura Tropical: um estudo da produção no Paraná, lançada em 2007. O livro foi concebido por um dos organizadores, Antonio Yoshio Kishino (Iapar-Emater), já falecido e um dos maiores nomes no estudo da viticultura no estado. Também conta com a organização de Sérgio Luiz Colucci de Carvalho, também do Iapar-Emater.

Lançada pelo Iapar/Emater, obra tem 14 capítulos

“A primeira edição, de 2007, foi um sucesso. Com um aceno positivo do Iapar para editá-lo novamente, nos reunimos para expandir o que já tínhamos e continuar com o trabalho do Kishino”, comenta Ruffo. A Fundação Araucária colaborou no processo de editoração de todo o livro.

A obra é dividida em 14 capítulos, que tratam de todo o processo de produção das uvas. Inicia estabelecendo um panorama da produção de uvas no mundo, no Brasil e, por fim, no Paraná, com dados precisos e atualizados. São abordados os diferentes elos da cadeia produtiva (empresas de atacado e varejo, por exemplo). O Paraná é o quarto maior produtor de uvas do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco.

Depois, passa por questões de planejamento e administração da produção, questões de ordem climática, características da planta, técnicas de implantação do pomar, manejo das culturas, características do solo, adubação e nutrição da planta, manejo de doenças e pragas e colheita e pós-colheita.

Linguagem – Uma das preocupações de Kishino durante todo o processo, segundo Sérgio, era manter uma linguagem acessível. “Ele queria que o livro fosse compreendido por todos, do estudante de Agronomia até o engenheiro, e principalmente o produtor rural”, comenta.

O Viticultura Tropical: o sistema de produção de uvas de mesa do Paraná está disponível por encomendas, pelo e-mail publicacoes@idr.pr.gov.br. O livro custa R$ 150,00 e mais os custos do envio.

(FOTO: Divulgação/Iapar/Emater).