Professor é um dos autores de livro sobre cultivo de uvas de mesa

Professor é um dos autores de livro sobre cultivo de uvas de mesa

Obra lançada pelo IDR-Paraná aborda todas as etapas da viticultura, da escolha do terreno e cultivares à distribuição.

Willian C. Fusaro

Agência UEL


Foram cinco anos de produção para finalizar uma obra que traz um detalhado panorama do cultivo de uvas de mesa no Paraná. O livro Viticultura Tropical: o sistema de produção de uvas de mesa do Paraná, lançado recentemente pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar/Emater (IDR-Paraná), é fruto de um esforço de quase 30 colaboradores sobre a viticultura no estado. Um dos organizadores é o professor do Departamento de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEL, Sergio Ruffo Roberto.

Ele conta que o livro é a versão estendida da obra Viticultura Tropical: um estudo da produção no Paraná, lançada em 2007. O livro foi concebido por um dos organizadores, Antonio Yoshio Kishino (Iapar-Emater), já falecido e um dos maiores nomes no estudo da viticultura no estado. Também conta com a organização de Sérgio Luiz Colucci de Carvalho, também do Iapar-Emater.

Lançada pelo Iapar/Emater, obra tem 14 capítulos

“A primeira edição, de 2007, foi um sucesso. Com um aceno positivo do Iapar para editá-lo novamente, nos reunimos para expandir o que já tínhamos e continuar com o trabalho do Kishino”, comenta Ruffo. A Fundação Araucária colaborou no processo de editoração de todo o livro.

A obra é dividida em 14 capítulos, que tratam de todo o processo de produção das uvas. Inicia estabelecendo um panorama da produção de uvas no mundo, no Brasil e, por fim, no Paraná, com dados precisos e atualizados. São abordados os diferentes elos da cadeia produtiva (empresas de atacado e varejo, por exemplo). O Paraná é o quarto maior produtor de uvas do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco.

Depois, passa por questões de planejamento e administração da produção, questões de ordem climática, características da planta, técnicas de implantação do pomar, manejo das culturas, características do solo, adubação e nutrição da planta, manejo de doenças e pragas e colheita e pós-colheita.

Linguagem – Uma das preocupações de Kishino durante todo o processo, segundo Sérgio, era manter uma linguagem acessível. “Ele queria que o livro fosse compreendido por todos, do estudante de Agronomia até o engenheiro, e principalmente o produtor rural”, comenta.

O Viticultura Tropical: o sistema de produção de uvas de mesa do Paraná está disponível por encomendas, pelo e-mail publicacoes@idr.pr.gov.br. O livro custa R$ 150,00 e mais os custos do envio.

(FOTO: Divulgação/Iapar/Emater).

Leia também

Governo do PR implementa oficialmente Agência de Desenvolvimento Regional na UEL

O governo do estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), implementou oficialmente nesta quarta-feira (29) a Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) que terá a função de apoiar iniciativas demandadas pela sociedade, estimulando  desenvolvimento regional a partir do conhecimento produzido pela Universidade. A Ageuni funcionará junto à […]


UEL abre edital para contratação de técnicos por meio de Processo Seletivo

A UEL lançou o edital (PRORH 043/2023) para contratação de técnicos em laboratório em Processo Seletivo Simplificado (PSS). São duas (2) vagas: Laboratório de Nutrição e Dietética, e Radiojornalismo e Telejornalismo, ambas para jornada de 40 horas semanais.Para o primeiro, o candidato deve ter concluído Ensino Pós-Médio ou Curso Profissionalizante e Registro no Conselho Regional […]


Pesquisa analisa inserção de haitianos no território paranaense por meio do trabalho

Todos os dias, o Paraná recebe imigrantes de diversos lugares do mundo. Seja por catástrofes ambientais ou dificuldades econômicas e/ou sociais, o objetivo de quem deixa o país de origem é sempre o mesmo: conseguir melhores condições de vida. Buscando avaliar o sucesso desse propósito, a tese do doutorando Lineker Alan Gabriel Nunes investigou como […]


Livro homenageia professora e pesquisadora de Estudos da Linguagem

A professora Esther Gomes de Oliveira (Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas/CLCH) foi homenageada por outros professores, pesquisadores e ex-orientandos com a publicação do livro “Dimensões e materialidades da argumentação: homenagem a Esther Gomes de Oliveira” (editora Pontes, Campinas/SP). Organizada pelos professores Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Roberta Maria Garcia Blasque, Antonio Lemes Guerra Junior […]