PET de Zootecnia promove 2ª Escola de Formação de Cientistas

PET de Zootecnia promove 2ª Escola de Formação de Cientistas

Objetivo é auxiliar os estudantes na elaboração de trabalhos acadêmicos e artigos científicos.

Beatriz Botelho

Agência UEL


Com o objetivo de auxiliar os estudantes na elaboração de trabalhos acadêmicos e artigos científicos, o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), realiza entre os dias 3 e 6 de maio a 2ª Escola de Formação de Cientistas. O evento conta com palestras sobre plágio, referências e construção da escrita científica, que serão realizadas às 18 horas, por transmissão no canal do PET Zootecnia UEL. Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação de todos os cursos e áreas do conhecimento. As inscrições são gratuitas e são efetivadas – AQUI.

(Divulgação/PETZootecnia).

Segundo Ana Maria Bridi, tutora do PET de Zootecnia da UEL e professora do Departamento de Zootecnia, do CCA, a primeira edição, realizada em 2020, na ocasião intitulada Semana de Formação de Cientistas, foi considerada um sucesso, pois reuniu quase 700 inscritos. Este ano, o nome do evento foi modificado para Escola, para dar noção de continuidade à formação dos alunos e auxiliar com mais temas sobre pesquisa, escrita e estruturação de texto científico.

“Nós acreditamos que a formação do cientista é importante para a formação de qualquer profissional, mesmo que ele não vá se tornar, posteriormente, um cientista”, afirma Ana Maria. Segundo ela, estudos indicam que estudantes que tiveram formação e contato com a escrita científica, por meio da Iniciação Científica (IC), têm intervalo mais curto para ingressar na pós-graduação, e quando começam, conseguem terminar mais rapidamente que os outros alunos.

A professora da UEL ainda destaca que os estudantes desenvolvem também o pensamento científico, com observação de eventos para criar hipóteses, desenvolver estudo e, só assim, tirar conclusões, indo além do pensamento comum. Mais algumas vantagens da capacitação para a escrita científica, listadas por Ana Maria Bridi, estão no áudio abaixo.

Programação – A abertura do evento, no dia 3 de maio, tem a palestra “Será que estou plagiando?”, que será ministrada pela professora Adriana Lourenço Soares, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, do CCA, atual coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UEL e responsável pelo Escritório de Apoio ao Pesquisador (EAPq), da Pró-reitoria de Pós-graduação (PROPPG).

No dia 4 de maio, a bibliotecária Natali Silvana Zwaretch, chefe da Divisão de Referência da Biblioteca Central da UEL, fala sobre “Como maximizar os resultados de busca”. O professor João Arlindo Neto, do Departamento de Ciência da Informação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), é o terceiro palestrante do evento. Ele abordará o tema “Como não sofrer com as referências bibliográficas”.

No último dia, o palestrante convidado é o professor Gilson Volpato, do Instituto Gilson Volpato de Educação Científica (IGVEC), que falará sobre “A construção da escrita científica”. Ele é professor aposentado da UNESP de Botucatu e especialista em redação científica, com diversos livros e artigos publicados sobre o tema.

Confira a programação completa da 2ª Escola de Formação de Cientistas – Pet Zootecnia UEL.

Leia também