CEPE aprova Resolução que orienta atividades letivas de 2021 e permanência do ensino remoto

Ano letivo 2021 começa dia 2 agosto e prossegue até 15 de dezembro deste ano.

Pedro Livoratti

Agência UEL

O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEL aprovou na última quinta-feira (1º) Resolução 032/2021 que orienta a organização das atividades do ano letivo de 2021 de graduação, que terão início em agosto próximo para a maioria dos estudantes dos 52 cursos da Universidade. O texto aprovado é uma atualização da Resolução anterior que ordenou as atividades do ano letivo 2020, que está sendo concluído neste mês de julho.

A nova Resolução descreve em detalhes as ações para o Plano Especial de Matriz Curricular, que será orientado pelo Ensino Remoto Emergencial. O ano letivo 2021 terá início em 2 agosto e prossegue até 15 de dezembro deste ano. O segundo semestre será de 24 de janeiro de 2022 a 23 de junho do próximo ano.

Segundo a pró-reitora de Graduação, professora Marta Favaro, cabe aos Colegiados dos Cursos elaborar o chamado Plano Especial de Matriz Curricular, tendo o Ensino Remoto como referência. “De acordo com o avanço da vacinação, o Plano Especial poderá ser ajustado, considerando sempre as condições sanitárias”, adianta a pró-reitora.

De acordo com a professora Marta, estão previstas poucas exceções para atividades presenciais, caso de cursos da área de saúde, que demandam aulas práticas ou internatos. Nestes casos, as atividades são reguladas por Resolução da Secretária Estadual de Saúde (SESA) do Paraná, com o devido cumprimento de protocolos sanitários.

Confirmação de Matrícula

Ainda de acordo com a pró-reitora de Graduação, os mais de 3 mil ingressantes do Vestibular 2021 e do SISU precisam estar atentos aos procedimentos necessários logo neste início de atividades. Na primeira semana de aula (de 2 a 6 de agosto), todos os novos alunos da UEL deverão fazer a confirmação de matrícula, via Portal do Estudante.

Outro detalhe importante é a criação do e-mail da Universidade – @uel) – que os ingressantes poderão fazer via Internet. Todos os detalhes estão no site da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), em um tutorial que orienta os passos para o estudante ter acesso a seu novo e-mail – Veja aqui.

Outra dica para os novos alunos é explorar o Guia Acadêmico que traz informações fundamentais como calendário completo do ano letivo, oportunidades em projetos pedagógicos, vida acadêmica e serviços de apoio. O objetivo é oferecer uma gama de informações organizadas, já que todas as atividades acadêmicas deverão permanecer remotas neste início de ano letivo.