Idosos do Centro de Convivência fazem visita monitorada no Orquidário

Atividade é promovida pelo projeto de extensão "Orquidário UEL - visando à educação ambiental", do Departamento de Agronomia (CCA).

O Orquidário da UEL recebeu, nesta sexta-feira (23), idosos do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da Zona Leste para uma visita monitorada. O grupo, formado por aproximadamente 30 pessoas, conheceu as sete estações do local e aprendeu sobre o funcionamento e preservação das plantas. A atividade é promovida pelo projeto de extensão  “Orquidário UEL – visando à educação ambiental”, do Departamento de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Durante a visita, os participantes conheceram as sete estações: Pau-Brasil, Bosque das Orquídeas, Araucária, Peroba, Mandacaru, Figueira Branca e Xaxim. É desta forma – como “estações” – que são nomeadas cada uma das partes do trajeto percorrido. A atividade é monitorada por estudantes da graduação, pós-graduação e técnicos do Orquidário.

Coordenado pelo professor Ricardo Tadeu de Faria, do Departamento de Agronomia, o projeto tem como objetivos mostrar aos visitantes a atuação da UEL no ensino, pesquisa e extensão; enfatizar a importância da educação ambiental e do respeito pela natureza; e incentivar as pessoas a cultivarem árvores e orquídeas.

Grupo de idosos do CCI da Zona Leste conheceu a estrutura do Orquidário (Agência UEL)

Visitas ao Orquidário

As visitas guiadas são oferecidas para grupos de estudantes de escolas públicas e particulares, a partir dos 12 anos de idade, e pessoas de outras instituições que tenham interesse. Faria destaca a importância da atividade para aproximar os estudantes da Universidade e dos cursos ofertados. “Nossa ideia é que cada vez mais pessoas venham conhecer o projeto e, quem sabe, despertar nos estudantes de colégio e cursinho o interesse pelo curso de Agronomia e também pelos demais cursos oferecidos pela UEL.”

Os grupos interessados em visitar o Orquidário devem fazer o agendamento pelo e-mail orquidariouel@gmail.com. O acompanhamento pode ser solicitado por grupos de 15 a 40 pessoas. Para visitas individuais e compras de plantas, o Orquidário é aberto para a comunidade interna e externa às quintas e sextas-feiras, das 8h às 15h30.

*Estagiária na COM/UEL.