Grupo avança nas discussões sobre ensino técnico agrícola em Londrina

Diferencial do curso será complementar formação agrícola com tecnologias, como drones e inteligência artificial em fazendas.

Representantes de diversos setores de Londrina estiveram no Campus Universitário para tratativas sobre a criação de um colégio agrícola no município, com ênfase na área tecnológica. Juntamente com professores e servidores da UEL, o grupo visitou a Fazenda Escola e o Centro de Ciências Agrárias (CCA) e, posteriormente, participou de uma reunião de alinhamento na Sala dos Conselhos Superiores, na tarde da última quarta-feira (26).

A proposta de implantação do ensino técnico agrícola em Londrina é debatida há alguns anos e tem como objetivo viabilizar a formação de adolescentes de 14 a 17 anos. O diferencial do curso será complementar a formação agrícola com o uso de tecnologia, como por exemplo, uso de drones e inteligência artificial nas lavouras.

Para o vice-reitor da UEL, Airton Petris, a Universidade pode oferecer, em parceria com Secretaria Estadual da Educação do Paraná (SEED) e com o município de Londrina, estrutura adequada para o desenvolvimento de atividades práticas, tanto na Fazenda Escola quanto nos laboratórios do CCA.

Participaram da discussão o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça; o secretário da Agricultura e Abastecimento, Regis Couchino; o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani; o vereador Eduardo Tominaga; a chefe-regional da Casa Civil do Estado do Paraná em Londrina, Sandra Moya Lacerda; a assessora de Relações Institucionais da Fundação Araucária, Cristianne Cordeiro do Nascimento; a chefe do Departamento de Educação Profissional da SEED/PR, Daiane Pereira Fraile; o coordenador dos Colégios Agrícolas da SEED/PR, Renato Hey Gondin; e representantes do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Anny Carla Geraldino e Felipe Rafael Salgado.

Também estiveram presentes o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Marcelo Janene El-Kadre, e o diretor Renan Salvador; o presidente do Sindicato Rural Patronal de Londrina, Edson Dornellas; e a coordenadora da Agro Valley, Daiana Bisognin Lopes.

Da UEL, participaram a diretora do CCA, Inês Fonseca; o diretor da Fazenda Escola, José Leonardo Bruno; a chefe de gabinete, Lisiane Freitas de Freitas; a procuradora jurídica, Tânia Lobo Muniz; a vice-diretora do Colégio de Aplicação, Marlizete Cristina Bonafini; as professoras do CCA Sandra Maria Simonelli e Wilma Spinosa; e o vice-diretor do CTU, José Fernando Mangilli.