Três pesquisadores da UEL se destacam em ranking internacional

César Tarley, Fábio Yamashita e Amauri Alfieri estão em evidência em ranking que abrange quase 167 mil pesquisadores em todo o mundo.

Os professores da UEL César Ricardo Teixeira Tarley, do Departamento de Química (CCE), Fábio Yamashita, de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CCA), e Amauri Alcindo Alfieri, da Medicina Veterinária Preventiva (CCA), obtiveram destaque no ranking científico e universitário internacional Research.com, que põe em evidência as instituições e principalmente os cientistas mais citados do mundo. Vale lembrar que o levantamento abrange quase 167 mil pesquisadores.

Os dois primeiros aparecem na área de Química, respectivamente nas posições 109 e 113 dentro do Brasil e em 14.502 e 14.757 no mundo. César Tarley é pós-doutor em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2007 e tem longa experiência em comitês técnicos e consultorias. Publicou mais de 250 estudos em periódicos nacionais e internacionais. Trabalha com compostos de interesse forense, ambiental, alimentício e clínico.

Fabio Yamashita é mestre e doutor em Engenharia de Alimentos pela Unicamp e trabalha com desenvolvimento de materiais biodegradáveis e suas aplicações. É orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (PPG-CA) da UEL.

Fábio Yamashita, César Tarley e Amauri Alfieri. Universidades paranaenses tiveram 21 professores ranqueados em oito áreas (Arquivo).

Já o professor Amauri Alfieri é o 13º colocado no país e 628º no mundo. É doutor em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz e atua em Medicina Veterinária Preventiva com ênfase em Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos, na especialidade de Virologia Animal. Desenvolve pesquisas na cadeia de produção leiteira pelo Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT/CNPq).

As universidades estaduais paranaenses tiveram 21 professores ranqueados em oito áreas acadêmicas. Em relação ao ranking anterior, são seis pesquisadores a mais. Os dados são coletados a partir de várias fontes internacionais.