Veterinária comemora 50 anos e homenageia professores e servidores

Nesta quarta (16), será realizada uma homenagem a professores e servidores, às 19h, no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB).

O curso de Medicina Veterinária completou 50 anos do ingresso da primeira turma, inicialmente estudando no Centro de Ciências Biológicas (CCB). Em 1974, foi criado o Centro de Ciências Rurais. Dois anos depois, com a conclusão do primeiro bloco do Hospital Veterinário (HV), o curso mudou novamente de espaço. No final daquele mesmo ano, a primeira turma de formandos, com seis alunos, concluiu a graduação.

Ranqueado como um dos melhores do país, o curso se destaca na pesquisa, de nível internacional, e no desenvolvimento de projetos de extensão e sociais. O Hospital Veterinário, por exemplo, realizou quase 11 mil atendimentos, entre consultas novas e retornos, mais de 46 mil exames laboratoriais e de imagem, e 671 cirurgias, só em 2022.

Para comemorar a data, estão programadas algumas atividades, como uma homenagem a professores e servidores, nesta quarta-feira (16), às 19h, no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB).

Divulgação.

Homenagens

Os professores homenageados, do Departamento de Clínicas Veterinárias, são Carmen Lúcia Scortecci Hilst (aposentada), Maria Isabel Mello Martins, Ney C. Reichert Netto, Mirian Siliane Batista de Souza e Suely Nunes Esteves Beloni (in memoriam). Do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, serão homenageados Alice Fernandes Alfieri, Ana Paula Bracarense, Italmar Teodorico Navarro, Mara Regina Stipp Balarin (aposentada) e Roberta Lemos Freire.

Do Departamento de Zootecnia, será homenageado Caio Abércio da Silva e, do de Bioquímica e Biotecnologia, Suely Mayumi Obara Doi. O professor Amauri Alcindo Alfieri será homenageado pela contribuição pela pós-graduação. Os técnicos homenageados são Emerson Gonçalves de Lima, secretário do Departamento de Clínicas Veterinárias, e Valdecir Gomes da Silva, secretário do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva. Por fim, será homenageada Tânia Luiza da Silva Toffolli, da seção de Apoio Acadêmico do CCA.

Presenças

A cerimônia contará com a presença do vice-reitor, Airton Petris; da pró-reitora de graduação, Ana Marcia Tucci de Carvalho (ou representante, ainda não confirmada); da diretora do CCA, Inês Cristina de Batista Fonseca; do prefeito ou vice-prefeito de Londrina (ainda não confirmada); da vereadora Lenir de Assis, representando o presidente da Câmara Municipal de Londrina, Emanuel Gomes; da vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), professora Nilva Maria Mascarenhas; da representante discente e presidente do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária, Maryane Gomes dos Santos, e da coordenadora do evento e chefe do Colegiado do Curso de Medicina Veterinária, professora Giovana Wingeter Di Santis.

Após a formação da mesa, haverá uma breve fala de cada uma das autoridades convidadas e da coordenadora do evento, haverá uma breve apresentação sobre o histórico do curso pelos professores aposentados Ernest Müller e Nilva Maria Mascarenhas.

A programação inclui ainda um jantar dançante, por adesão, a ser realizado no dia 7 de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail medvetuel50anos@gmail.com ou pelo WhatsApp (43) 99138-5480.