Professores do CCA participam de homenagem a pioneiro do plantio direto

Agricultor Herbert Bartz foi Doutor Honoris Causa pela UEL. Instituição foi representada pela diretora do CCA e professores do Departamento de Agronomia.

Uma comitiva da UEL participou da cerimônia que homenageou o pioneiro Herbert Bartz, na semana passada, no Museu Municipal de Rolândia. A homenagem póstuma a um dos precursores da agricultura sustentável e do plantio direto da soja no Brasil deu início às festividades do Dia Nacional do Plantio Direto, organizada pela Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP) e pela Prefeitura Municipal de Rolândia. A UEL esteve representada pela diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Inês Fonseca, e pelos professores Ricardo Ralisch e Gabriela Machineski.

A data de 23 de outubro foi escolhida para lembrar o plantio direto, considerado revolucionário para a agricultura brasileira. Herbert Bartz, que é Doutor Honoris Causa da UEL, adotou pioneiramente, em 1972, a prática em sua propriedade, a Fazenda Rhenânia, em Rolândia. A inauguração do busto simbolizou o reconhecimento de sua contribuição para o desenvolvimento da agricultura e a luta contra a erosão do solo. O evento contou com a participação do secretário de Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Norberto Ortigara.

Equipe do CCA esteve na cerimônia de homenagem a Bartz. Na foto, grupo se reúne com o busto do pioneiro da agricultura no Paraná (Arquivo pessoal).

Segundo a diretora do CCA, a iniciativa de Bartz na década de 1970 enfrentou muitas resistências, pois rompia com o conceito da necessidade de se preparar o solo para instalar a cultura. “Era justamente este preparo que tornava o solo vulnerável e Bartz, assim como outros agricultores, se incomodavam com as erosões que ocorriam no início das chuvas de verão, no solo preparado”. O próprio Bartz tomou a iniciativa mais contundente, indo buscar nos EUA a alternativa do Plantio Direto. Para tanto, teve que importar uma semeadora, arcando com todos os custos e dificuldades.

De acordo com a diretora do CCA, a UEL faz parte desta história, pois teve participação nas pesquisas de consolidação do Sistema Plantio Direto, principalmente vinculados ao curso de Agronomia. Além de conceder o título de Doutor Honoris Causa a Herbert Bartz, em 2013, familiares do pioneiro são egressos da Universidade. O filho de Bartz, Johann, estudou Agronomia e sua filha, Marie, concluiu na UEL o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGAgro).