Fazesc e CCA recebem equipamentos para pesquisa e atividades de plantio e silagem

Investimento é de R$ 390 mil, com recursos da Seti via Fundo Paraná. Recursos foram negociados no fim do ano passado.

A Fazenda Escola (Fazesc) e o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEL começaram a receber equipamentos que deverão ser utilizados nas atividades de pesquisa e extensão e nas operações de plantio, limpeza, colheita e silagem. O lote inclui um trator de médio porte, dois microtratores, um escarificador, uma ensiladeira e dois pulverizadores e faz parte do Projeto Apoio ao Desenvolvimento das Atividades de Pesquisa e Extensão Realizadas no setor de Produção Vegetal da Fazesc, financiado com recursos do Programa Paraná Mais Ciência (Fundo Paraná), da Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (Seti). O investimento é da ordem de R$ 390 mil.

Um trator de médio porte foi entregue na última quinta-feira (25) pela concessionária local, que sozinho mereceu um investimento de R$ 240 mil. O modelo é um New Holland TL5.80, equipado com cabine termoacústica, e servirá para várias operações desenvolvidas na Fazenda Escola. A diretora do CCA, professora Inês Cristina de Batista Fonseca, o diretor do Fazenda, José Leonardo Bruno, e o diretor de Planejamento e Integração Acadêmica da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), Sérgio Gerelus, receberam o equipamento na semana passada. Um técnico da empresa acompanhou a entrega para orientar os servidores da Fazesc responsáveis pela operação do veículo.

Os recursos foram negociados no final do ano passado pela reitora da UEL, professora Marta Favaro, considerando a demanda da Fazenda Escola e dos cursos do CCA. A proposta era adquirir novos equipamentos tecnológicos apostando na melhoria da formação dos estudantes.

“A Fazesc é um laboratório a céu aberto com mais de 100 hectares de área, que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de possuir um potencial enorme na inovação de técnicas e procedimentos de plantio e produção. Para o estudante, ter essa possibilidade é um importante diferencial que representa a oportunidade de vivenciar experiências similares a que encontrarão na vida profissional. Manter este espaço equipado e atualizado é fundamental tanto para a graduação quando para a pesquisa e extensão”, salientou a reitora. Ela reiterou o apoio da Seti, por meio do Secretário, Aldo Bona, no financiamento da constante demanda de atualização das estruturas e equipamentos da UEL.

De acordo com a diretora do CCA, os novos equipamentos vão atualizar parte do maquinário da Fazenda. Segundo ela, a importância em investir em tecnologia está relacionada ao fato de que os estudantes necessitam compreender a realidade do campo, já que o setor agrícola vem buscando cada vez mais otimização a partir do emprego de equipamentos modernos e tecnológicos.

O lote inclui também um escarificador e faz parte do projeto Apoio ao Desenvolvimento das Atividades de Pesquisa e Extensão Realizadas no setor de Produção Vegetal da Fazesc (Pedro Livoratti/Agência UEL).

Na justificativa do projeto, ela elencou que a Fazenda Escola representa um apoio essencial no desenvolvimento da agricultura regional, com destaque para atividades dos cursos de graduação em Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária, mas também à Pesquisa, associada a programas de pós-graduação conceituados pela Capes, como Agronomia (conceito 6), Ciência Animal (conceito 7) e Ciência de Alimentos (conceito 4). Além disso, desempenha um papel crucial na Iniciação Científica e Tecnológica, na Extensão por meio de cursos, eventos e treinamentos e na Prestação de Serviços para a comunidade, avaliando a eficiência de soluções para a produção agrícola e animal.

“O setor de produção vegetal da Fazenda Escola é um verdadeiro campo experimental, promovendo a criação de um ambiente propício à aprendizagem, colaboração e resolução de problemas. Isso é alcançado através da aplicação correta da teoria na prática produtiva, atendendo às demandas crescentes por profissionais qualificados e atualizados”, considerou a professora.

Otimização

Segundo o diretor da Fazesc, José Leonardo, o trator de médio porte deverá ser usado, entre outras ações, na produção de silagem, fundamental para a complementação nutricional dos animais que integram os projetos de pesquisa e ensino. Ele explicou que o modelo vai otimizar e acelerar as atividades proporcionando mais segurança e conforto para os servidores.

Além do trator, entregue na última quinta, chegaram nas últimas semanas um micro trator e um escarificador. De acordo com o diretor da Proplan, Sérgio Gerelus, o projeto foi definido pelo CCA, considerando a necessidade da Fazenda Escola. Ele explicou que o investimento tem foco na pesquisa e extensão, apoiando atividades acadêmicas da graduação (Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia) e buscando o avanço de pesquisas e a formação de profissionais mais qualificados.