Docentes e servidores técnicos participam de treinamento sobre os sites da UEL
Docentes e servidores técnicos participam de treinamento sobre os sites da UEL
Objetivo da capacitação foi tirar dúvidas sobre a gestão dos sites da instituição após processo de modernização implementado no ano passado.A Universidade Estadual de Londrina, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social (COM), ofereceu aos seus servidores treinamento voltado à utilização dos novos sites dos cursos de graduação e departamentos, na Sala dos Conselhos da UEL, durante os dias 13 e 14 de fevereiro. Promovido pela técnica em informática lotada na COM Deise Mari Steiner, o evento contou com a presença de cerca de 40 participantes, entre docentes e técnicos da UEL que são responsáveis por gerir os sites dos respectivos cursos ou departamentos.
O objetivo do treinamento intensivo foi sanar dúvidas dos participantes sobre as recentes alterações promovidas com a reestruturação dos sites da UEL, realizadas no ano passado pela COM em parceria com a Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI). Fundamentalmente, a ideia da mudança foi desmembrar os sites de graduação dos sites de departamentos, já que cada um possuía públicos, conteúdo e peculiaridades específicas, conforme explica Deise Steiner. “Antes era tudo misturado. Então o público externo, um candidato ao Vestibular por exemplo, tinha dificuldade de achar a informação sobre a graduação. Direcionamos as mudanças para que os sites de graduação fossem mais focados no público externo e os sites de departamento no público interno”, explica.
No treinamento, foram abordados vários temas, envolvendo realizar alterações nos sites; linkagem de arquivos; inserção de PDFs em páginas específicas, como anais e repositório; cuidados contra spams ou vírus; diferenças entre perfil de editor e de administrador; produção de tabelas, como utilizar widgets (elementos interativos), entre outras demandas.
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A capacitação veio ao encontro de uma necessidade de estreitar o relacionamento entre quem produz essas mudanças estruturais nos sites (administradores) e aqueles que os utilizam, inserindo, alimentando informações (editores). Esse contato mais estreito proporcionado pelo treinamento é importante para sanar dúvidas específicas de cada site de graduação ou de departamento, pois alterações pontuais, fora do padrão mais universal dos sites, são comumente necessárias. “Esse treinamento foi importante, porque as pessoas tinham receio de chegar e tirar as dúvidas. Então elas ficam mais tranquilas para dizerem ‘vou precisar de tal coisa no meu site’, então eu vou lá e adapto, pois cada caso é um caso”, comenta Deise.
Para facilitar a dinâmica do treinamento, os participantes foram divididos. Na quinta-feira, vieram os responsáveis por sites da graduação, e na sexta, os dos departamentos. Em ambos os dias, tiveram experimentações práticas de como utilizar a plataforma que abriga os sites da UEL, sendo apresentadas em dois telões. Essa logística fez com que as indagações explanadas pelos participantes fossem sanadas prontamente.
Para a instrutora Deise Steiner, o resultado do treinamento foi positivo. “Superou minhas expectativas. As pessoas se soltaram, fizeram muitas perguntas, e eu ia fazendo as explicações ali ao vivo nos telões. Eles demonstraram bastante interesse, tanto que, nas avalições que fizeram sobre o treinamento, vários manifestaram o desejo de participar de futuras edições. Eu senti que eles realmente estavam precisando desse treinamento, me deram um bom retorno, e fiquei muito feliz”, avalia Deise.
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De fato, como observou a instrutora do treinamento, a impressão dos participantes sobre o evento foi positiva. Para o professor do Departamento de Geografia da UEL, Marciel Lohmann, o treinamento foi uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos de informática requeridos no dia a dia das suas atividades. “Acredito que esse tipo de treinamento para os professores, para os secretários de departamentos, é importantíssimo porque nós não somos especialistas em informática e, no entanto, precisamos fazer atualizações permanentes neles, para divulgar as informações”. Segundo o professor, que gerencia, tanto o site da graduação, quanto o do Departamento de Geografia, o estilo da instrutora Deise foi um diferencial. “Acho que ela foi bem didática, foi bem professora mesmo, bem compreensiva, para que pudéssemos obter o maior conhecimento possível sobre as edições dos sites”, comenta.
Diante do interesse demonstrado pelos participantes, Deise Steiner pretende fazer novas edições do treinamento no futuro. No momento, ela está trabalhando na reestruturação dos sites de pós-graduação e, ao final desse ciclo de trabalho, irá oferecer um evento voltado apenas para isso. O treinamento contou com o apoio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH), que autorizou a disponibilização de certificados, cujas horas contam para a promoção da carreira técnica.