UEL inicia Semana de Recepção e celebrações dos seus 55 anos de criação
UEL inicia Semana de Recepção e celebrações dos seus 55 anos de criação
Ingressantes devem confirmar a matrícula no Portal do Estudante de Graduação, entre os dias 24 e 28 de março.A partir desta segunda-feira (24), a Universidade Estadual de Londrina dá as boas-vindas aos novos estudantes do ano letivo de 2025, durante a Semana de Recepção aos Ingressantes – SER UEL. Contando com uma série de atividades promovidas pelos colegiados dos 53 cursos e pela administração, a Semana de Recepção aos Ingressantes reúne toda a comunidade universitária com o objetivo de acolher quem está chegando, transmitir valores e conhecimentos, e aumentar a sensação de pertencimento à melhor universidade estadual do Sul do País.
Assim como no ano passado, a reitora, professora Marta Favaro, irá receber os estudantes em todos os nove centros de estudos, com início pelos centros de Ciências da Saúde (CCS) e de Ciências Agrárias (CCA), na manhã desta segunda-feira (24).
Na quarta-feira (26), a Reitoria convoca a sua comunidade para o tradicional encontro de recepção, no Restaurante Universitário (RU), contando com a apresentação cultural das baterias universitárias. Este momento será realizado em dois horários, às 11h30 e as 19h. Já programação definida pelos colegiados de todos os cursos de graduação pode ser conferida neste endereço.
Matrículas
Ao dar as boas-vindas, a reitora lembra que os ingressantes devem confirmar a matrícula pelo Portal do Estudante de Graduação para efetivamente se tornarem estudantes da UEL. A confirmação deve ser realizada entre os dias 24 e 28 de março. Para auxiliar os ingressantes neste processo, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) irá atender de forma contínua, das 8h às 20h.
Antesdetudo#EuRespeito
A Semana de Recepção aos Ingressantes – SER UEL é uma grande oportunidade para a apresentação e circulação da mensagem da campanha institucional Antesdetudo#EuRespeito. A fim de transmitir os valores da urbanidade e do respeito às diferenças, a campanha já faz parte da história da universidade desde 2019, destaca a reitora.
“Nós já temos muito antes disso uma regulação interna que proíbe o trote. Por isso é que nós não falamos em trote, nós falamos em recepção aos ingressantes. A entrada na universidade é um momento de mudança de vida e chegar na universidade, uma universidade como essa, grande, bonita, potente, cheia de possibilidades, é para muitos intimidador. A possibilidade de encontrar aqui uma rede de apoio e de orientação, torna essa relação de pertencimento mais tranquila e suave. Esse é o nosso desejo para todos os estudantes, que eles se sintam acolhidos nesta universidade”, diz.
Não ao trote violento
O trote é proibido em todo o espaço da Universidade, desde 2008, com base na Resolução CEPE/CA Nº 177/2008. Além disso, a Lei Municipal Nº 11.468 (Art. 43, § I) proíbe a prática de trote na cidade de Londrina.
Denúncias de trotes violentos devem ser encaminhadas diretamente aos seguintes canais: Ouvidoria da UEL; e Segurança do Campus: 0800-400-44-74. Outra opção é a denúncia junto aos Colegiados dos cursos de graduação. Demais canais de denúncias de trote violento estão no site da SER-UEL 2025.
UEL 55 anos
A expectativa para o ano de 2025 é muito positiva, destaca a reitora Marta Favaro, uma vez que a UEL fez os ajustes necessários para adequar o calendário letivo ao ano civil. Outro motivo é o início das comemorações dos 55 anos de criação da Universidade, cuja programação foi lançada oficialmente nesta quinta-feira. Ao longo do ano, a comunidade universitária, acrescenta, também avistará as adequações aos espaços e inaugurações de obras e melhorias na infraestrutura que visam preparar a universidade para o futuro.
