Noite de homenagens aos egressos marcou a última segunda-feira (11)

Noite de homenagens aos egressos marcou a última segunda-feira (11)

Celebração foi marcada pelo reencontro de pessoas que fizeram parte da história da UEL

A homenagem realizada aos egressos da graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina marcou os eventos alusivos a comemoração dos 55 anos da instituição (SER UEL 2025). O evento homenageou os mais de 100 mil egressos que fizeram parte da História da UEL e contou com a presença de grande parte dos ex-alunos que foram indicados pelos colegiados de Centro, sendo realizada no Anfiteatro do Centro de Estudos Socais Aplicados (CESA).

Dentre os 131 indicados de todos os centros de estudo da instituição (CCA, CCB, CCS, CECA, CEFE, CESA, CCE, CLCH e CTU), compareceram 35 egressos da graduação, 29 do Mestrado e 20 do Doutorado. Além disso, compareceram autoridades e familiares dos homenageados na cerimônia, e como resultado o auditório atingiu a sua capacidade de público, evidenciando o apreço de todos pela noite de homenagens. Na cerimônia, os convidados receberam um certificado pela participação e pela contribuição à História da Universidade.

O Cerimonial contou com mesa magnânima que recebeu a Reitora Marta Favaro, além de Maria Eugênia de Almeida, conselheira da Associação de ex-alunos da UEL (Alumni); o professor Eduardo de Almeida Araújo, Pró-reitor em exercício de Pesquisa e Graduação; a professora Ana Márcia Fernandes de Carvalho, Pró-reitora de Graduação;  Beatriz Silveira Botelho, coordenadora de  comunicação da COM e a deputada federal e egressa da instituição Lenir de Assis.

Beatriz Botelho destacou em sua fala, “o evento como um momento de reaproximação da Universidade para com os egressos e em como a noite marcou a continuidade da política de acompanhamento dos ex-alunos da instituição”.

No encerramento da mesa, a reitora Marta Favaro destacou a importância de todo o corpo que faz parte da Universidade entre docentes, técnicos e alunos, além de cumprimentar os egressos presentes. Segundo a reitora, “a celebração foi uma data muito especial para a UEL que em breve completa 55 anos e nasceu da luta pela junção de faculdades isoladas que completassem uma comunidade de ensino em nível superior”.

“A celebração foi uma data muito especial para a UEL que em breve completa 55 anos”, destacou a reitora da UEL

Marta Favaro ainda destacou o papel social que a Universidade desempenha na vida de cada pessoa afetada por ela, por meio do ensino, pesquisa e sobretudo, pela extensão e de seus órgãos suplementares, a reitora concluiu dizendo que atender a sociedade é uma das principais funções da UEL.

A homenagem foi uma realização de uma comissão constituída e que trabalha pela elaboração de uma política de acompanhamento de egressos e do grupo responsável pela organização das celebrações dos 55 anos da UEL, formada pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Coordenadoria de Comunicação Social (COM) e Assessoria de Comunicação do HU/UEL.

O encerramento da noite de celebração foi marcado pelo sorteio de três Perobas de Honra que simbolizavam as categorias de homenageados, sendo uma para a graduação e outras duas para mestrado e doutorado. A árvore é símbolo e representa a força da instituição e foi produzida artesanalmente pela Prefeitura do Campus (PCU), com árvores já tombadas no Campus.

Iara Secco ; Danielle Ruiz e Adyr Garcia F. Netto foram os sorteados com a Peroba de Honra.

*Estagiário de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.