Doutorado em Agronomia celebra aniversário de 25 anos

Doutorado em Agronomia celebra aniversário de 25 anos

O curso está inserido no Programa de Pós-Graduação em Agronomia, avaliado com conceito 6 na Capes.

O curso de Doutorado em Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) está comemorando 25 anos de existência. Fundado em 2000, está inserido no Programa de Pós-Graduação em Agronomia, que também engloba o Mestrado, implementado em 1994.

O Programa visa, há mais de 30 anos, uma formação de excelência em áreas de concentração que são atualizadas conforme a evolução da área, sendo avaliado pela CAPES, fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com conceito 6 – indicando alto padrão internacional de desempenho.

“Nós vivemos aqui em Londrina dentro de um setor muito ligado ao agronegócio. Temos cooperativas, institutos de pesquisa estaduais e nacionais e muitos profissionais envolvidos com o setor do agro. Então objetivamos a capacitação desses profissionais antenados com as tecnologias que são requeridas dentro do agronegócio atualmente”, explicou o coordenador Claudemir Zucareli.

Claudemir Zucareli é professor na UEL desde 2006 e está em sua terceira gestão como coordenador do Programa. Foto: Heloísa Gonçalves

Em constante atualização

As quatro grandes áreas do conhecimento são produção vegetal, melhoramento genético e biotecnologia aplicada, proteção de plantas e ciência do solo, cada uma com duas linhas de pesquisa nichadas. “Como a demanda de qualificação dos alunos vai mudando, nós vamos mudando junto para acompanhar e formar profissionais que atendam essas demandas, tanto no ensino quanto na pesquisa e extensão”, pontuou Zucareli.

O coordenador completou dizendo que as mudanças no quadro de docentes também acarretam na atualização de ofertas de outras disciplinas, “com novas abordagens de pesquisas por parte desses professores que vêm integrar o Programa”.

Em 2021, o Programa incorporou, por meio do processo de fusão, o Programa de Pós-Graduação Agricultura Conservacionista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). A associação proporcionou uma maior qualificação por meio da diversificação do corpo docente, temáticas de pesquisa, ampliação da infraestrutura laboratorial, de campo e de suporte de recursos humanos.

Claudemir Zucareli com Weda Westin, ex-secretária do Programa, e os ex-coordenadores Carmem Neves, Pedro Janeiro e Maria de Fátima Guimarães, em 2016. Foto: Arquivo pessoal

Êxito profissional

Com a formação de qualidade recebida, os egressos de Mestrado e Doutorado se voltavam principalmente à carreira acadêmica e aos cargos de pesquisadores em institutos especializados. A partir da evolução do setor produtivo, também passaram a conquistar a inserção em companhias e setores comerciais do agronegócio, além de cultivarem o olhar empreendedor, com o desenvolvimento de startups na área.

Existem ainda casos de alunos que passaram por todo o percurso da Agronomia da UEL, da graduação até a pós, e hoje integram o corpo docente permanente do Programa.

O que vem no futuro

Em 31 anos do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, 561 mestres e 370 doutores foram formados, números que crescem mais a cada ano. A expectativa de Zucareli para o futuro é seguir com a constância na atualização das áreas de concentração e linhas de pesquisa, além do reforço ao quadro docente com a integração dos professores recém-aprovados no concurso da UEL.

*Bolsista na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.