Estudo sobre Covid-19 é publicado em revista internacional

Estudo sobre Covid-19 é publicado em revista internacional

Professora Marna Eliana Sakalem, Departamento de Anatomia, é uma das autoras do artigo, publicado na revista holandesa de Endocrinologia

José de Arimathéia

Agência UEL


A professora Marna Eliana Sakalem, Departamento de Anatomia, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), é uma das autoras do artigo Irisin modulates genes associated with severe coronavirus disease (COVID-19) outcome in human subcutaneous adipocytes cell culture, publicado na edição de setembro de 2020 da revista “Molecular and Cellular Endocrinology”, uma revista holandesa de Endocrinologia criada em 1974. O periódico possui mais de 16 milhões de documentos em seus arquivos e mais de 30 mil e-books. O número de downloads já ultrapassou 1 bilhão.

A pesquisa foi desenvolvida na Faculdade de Medicina de Botucatu (SP) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) e a professora Marna Sakalem participou tanto da fase de análise quanto da escrita do artigo. O grupo de pesquisadores envolvidos estudava o papel do hormônio irisina na redução do tecido adiposo, em comparação com outros hormônios e, com a pandemia, aproveitou a grande quantidade de dados já coletados e ampliaram o foco.

Professora Marna Eliana Sakalem (Departamento de Anatomia) (FOTO: Arquivo pessoal)

 Ainda em fase preliminar, em cultura de tecidos, o estudo publicado foca na irisina, conhecida como “hormônio de exercício”, porque é naturalmente liberada durante atividades físicas e ajuda na transformação de gordura em energia. A pesquisa demonstrou que o hormônio, menos presente em pessoas obesas, favorece a presença do coronavírus, daí a predisposição maior deste perfil de pessoas à doença. Ao contrário, a presença de maiores quantidades de irisina favorece não só o gasto energético, quanto ajuda contra doenças metabólicas.

Autores – Os outros autores são Miriane de Oliveira, Maria Teresa De Sibio, Lucas Solla Mathias, Bruna Moretto Rodrigues e Célia Regina Nogueira, todos do Departamento de Clínica Interna da Faculdade de Medicina de Botucatu. O artigo está publicado em inglês e pode ser acessado no endereço a seguir – CLIQUE AQUI .

Leia também