Programa de Mestrado em Psicologia tem roda de conversa sobre HIV e COVID-19

Evento online e gratuito será na próxima quinta-feira (3), às 16 horas, tendo como convidado o professor Gustavo Zambenedetti (UNICENTRO)

Com o tema “A atualidade do estigma – as epidemias de HIV-Aids e COVID-19”, professores do Programa de Mestrado em Psicologia da UEL (PPGPsi) promovem mais uma roda de conversa do “PPGPsi na Comunidade”, dia 3 de setembro, às 16 horas. O evento é online e gratuito – via Google Meet.

A conversa será conduzida pelo professor Gustavo Zambenedetti, do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) – Campus Irati. O professor pesquisa processos de estigmatização e HIV-AIDS, e estratégias de descentralização da atenção em HIV-Aids.

O professor da Unicentro explica que a ideia é abordar o quanto o tema do estigma é atual e produz efeitos na população, especialmente em relação ao HIV-Aids. “Além disso, procurarei esboçar, de forma modesta, alguns paralelos e contribuições deste campo para a compreensão de questões lançadas no contexto da COVID-19”, afirma.

(Divulgação)

Gustavo cita a autora Susan Sontag para explicar um pouco o conceito do estigma, citando o livro “A Aids como metáfora”. Segundo ele, a autora explica que de tempos em tempos, surge alguma doença ou epidemia para desafiar a medicina e a ciência. “Ela nos diz que até a década de 1970 o câncer era uma dessas doenças que desafiava – e ainda desafia – a ciência. Na década de 1980, a Aids ganha uma dimensão que parece desbancar o câncer como maior desafio à ciência. Depois da Aids, proponho pensar a COVID-19 como atual grande desafio à ciência”, diz o professor.

Para a coordenadora do PPGPsi, Katya Luciane de Oliveira, a roda de conversa com o professor convidado será de grande relevância para todos os interessados no tema. “Acredito que será uma fala potente sobre o assunto, especialmente dado o contexto da COVID-19 e também a falta de olhar para a saúde pública nos últimos tempos”, ressalta.

Encontros – Desde o mês de maio, o Grupo de Pesquisa “PPGPsi na Comunidade” promove encontros online a cada 15 dias sobre temáticas atuais. Já foram abordados temas como existência e resistência de mulheres no cotidiano da pandemia; processos de luto; racismo e sofrimento psíquico; masculinidade, gênero e raça; e invisibilidade lésbicas.

Mais informações na página em rede social do PPGPsi.