Pesquisadoras participam de pesquisa internacional sobre comitês de ética

Pesquisadoras participam de pesquisa internacional sobre comitês de ética

Estudo do Preparedness Planning for Clinical Research During Public Health Emergencies (PREP) tem apoio da OMS.

Willian C. Fusaro

Agência UEL


A UEL participa de um dos maiores estudos para avaliar as práticas de comitês de ética realizado em todo o mundo. Elaborado pelo Preparedness Planning for Clinical Research During Public Health Emergencies (Planejamento de Preparação para Pesquisa Clínica Durante Emergências de Saúde Pública – PREP, em inglês), com sede na Bélgica, o projeto Pesquisa Internacional Sobre Comitês de Ética em Pesquisa: Mudanças e Práticas Surgidas durante Emergências em Saúde Pública tem o objetivo de coletar informações e procedimentos de comitês de ética em todo o mundo para auxiliar no combate ao novo coronavírus. A pesquisa tem o apoio financeiro da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, a pesquisa está sob coordenação da professora da UEL, Nilza Maria Diniz, do Departamento de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas (CCB), e também conta com a participação de Esther Massae Okamoto dalla Costa, do Departamento de Saúde Coletiva, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Também integra a pesquisa a professora Nilda Diniz Rojas, da Universidade de Brasília (UnB). A coordenação geral do estudo é do diretor-executivo do Strategic Initiative for Developing Capacity in Ethical Review (SIDCER).

Nilza explica que foi dela a ideia de incluir o Brasil na pesquisa, devido à grande rede de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) que o País cultivou durante as últimas décadas – de acordo com ela, são 800 comitês espalhados por todo o território nacional. “Além de ter uma rede ampla, temos sistemas de avaliação eficientes, pessoal capacitado e experiente. Nossa contribuição ao mundo é certa”, avalia.

O aceite da instituição em relação à participação brasileira no estudo foi emitido no dia 1º de março. Desde então, as pesquisadoras iniciaram uma verdadeira corrida contra o tempo para enviar o formulário a representantes de cada um dos 800 comitês brasileiros. As respostas devem ser coletadas, reunidas e enviadas para o PREP, com prazo para envio neste domingo (14).

Formulário – A professora explica que foi enviado um questionário, elaborado pelo PREP e hospedado em uma plataforma online de criação de questionários de pesquisa, para avaliar as experiências práticas de comitês em todo o Brasil, as quais devem se somar às medidas já estabelecidas pela OMS no enfrentamento à pandemia. O formulário tem 43 questões e está disponível em inglês. O edital da OMS prevê o término do projeto para o dia 31 de março.

PREP O grupo é composto por membros de diversos países, que atuaram em outras ocasiões de emergências em saúde pública, como HIV, Ebola, MERS e SARS-Cov1. Desde abril de 2020, o grupo se dedica a pensar estratégias de combate à Covid-19.

Leia também