Curso de extensão aborda controle de insetos transmissores de doenças

Curso de extensão aborda controle de insetos transmissores de doenças

Participantes de 17 estados brasileiros estão reunidos, desde a manhã de hoje (3), para um curso sobre Entomologia Médica. Mais especificamente, trata-se de uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal (BAV), pela primeira vez ofertada também como curso de extensão, aberto a egressos em Ciências Biológicas […]

José de Arimathéia

Agência UEL


Participantes de 17 estados brasileiros estão reunidos, desde a manhã de hoje (3), para um curso sobre Entomologia Médica. Mais especificamente, trata-se de uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal (BAV), pela primeira vez ofertada também como curso de extensão, aberto a egressos em Ciências Biológicas e áreas afins. É a disciplina Entomologia de vetores sinantrópicos em áreas urbanas e fragmentos florestais. Tais vetores, no caso, referem-se a insetos que se adaptaram para viver próximos aos seres humanos, a despeito de sua vontade, como as abelhas, baratas, formigas e mosquitos. Vários deles, já se sabe, são vetores de doenças como a dengue e a febre amarela.

 A disciplina prossegue até dia 14 de maio, de manhã e à tarde (40 horas), abordando as diversas dimensões dos estudos de Entomologia: ecologia, epidemiologia, prevenção e controle de doenças, monitoramento do vetor, avanço nas pesquisas, biodiversidade, saúde pública, conservação ambiental, entre outras.

A programação prevê a participação de 15 palestrantes do Paraná, Amazonas, Maranhão, São Paulo e Rio de Janeiro, com destaque ainda para a presença do professor Roberto Pereira, que atua na Universidade da Flórida (EUA), e que falará nesta segunda, às 14h30, sobre uma armadilha para insetos, testada na Europa. A programação completa pode ser conferida AQUI.

Como é uma disciplina, nos dias 12 a 14 haverá Seminários de Avaliação, com mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação.

O curso não requer inscrição prévia e pode ser visto pelo Canal do You Tube.

Leia também