HU recebe ecobags produzidas por projeto de Extensão

Oficinas do projeto envolveram apenados da Penitenciária Estadual de Londrina II (PEL II).

publicado por

Assessoria de Comunicação do HU

O projeto de extensão MUDA fez a entrega da primeira ecobag para armazenamento
dos pertences dos pacientes do Hospital Universitário (HU) da UEL. Graziele, que representou os pacientes do HU, foi a primeira a utilizar a bolsa de material totalmente reciclado produzida especialmente para os pacientes do Hospital.

O HU utiliza cerca de 10 a 15 mil mantas por mês nos leitos de pacientes. Após a
utilização destas mantas, normalmente elas são descartadas no lixo hospitalar, que não pode ser reutilizado. Ao perceber a dificuldade de destinar adequadamente o material utilizado, a pesquisa do projeto de extensão MUDA propôs uma mudança: capturar o material de forma segura para destiná-lo à reciclagem. A partir disto, foi firmada uma parceria com os alunos de Design de Moda da UEL, que desenvolveram o modelo da ecobag, e com a Penitenciária Estadual de Londrina II (PEL II), que envolveu os apenados em uma Oficina de Costura para a produção das bolsas.

Linimar Fernandes, vice-diretor da PEL II, agradeceu o Hospital por envolver a Penitenciária no projeto. “Essas ações ultrapassam o objetivo principal, porque envolve dar oportunidade para pessoas privadas de liberdade que merecem aprender um trabalho diferente”. Na PEL II, a Divisão de Ocupação Qualificada e Estudo (Dioqe) é dedicada a levar aos apenados uma oportunidade para estudar e para aprender trabalhos laborais.

Entrega reuniu equipe do HU e PEL II. Materiais foram confeccionados por apenados da instituição (Agência UEL)

Importância econômica

A diretora administrativa do HU, Daiane Cardoso, ressalta a importância econômica do projeto. “Quando não gastamos R$ 55 mil com mantas e plástico, podemos comprar mais respiradores ou aparatos para cirurgia”. Ressaltou também o valor do projeto em ressocializar o cidadão apenado para retornar ao mercado de trabalho. “Que borbulhem pelo hospital ideias que mudem o mundo”, completou.

O projeto recebeu prêmio no Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro
Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização como a “Melhor Prática Assistencial”. A professora responsável pelo projeto, Danielly Negrão, do Departamento de Enfermagem (CCS), ressalta a participação do Hospital: “Fiquei muito lisonjeada por ter recebido este prêmio e o HU ser parceiro deste projeto”, comentou a professora.