Cerimônia marca comemorações do Jubileu de Ouro do curso de Ciências Biológicas

Evento foi marcado pelo reencontro de personagens importantes para a história do curso, entre servidores, professores e egressos.

Em uma noite de muita emoção, ex-professores, egressos e servidores da UEL comemoram os 50 anos do curso de Ciências Biológicas. O evento, realizado na noite desta segunda-feira (31), no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB), ficou marcado pelo reencontro de importantes personagens da história do curso com egressos e docentes que pertencem às gerações mais novas. Na ocasião, a Comissão Organizadora do evento também realizou o lançamento oficial do Selo alusivo aos 50 anos do curso.

Coube à professora aposentada Marilda Dias contar o início de uma história que começa com a criação do curso de Ciências Biológicas, em 26 de outubro de 1971. Já a implantação ocorreu somente no ano seguinte, em 18 de fevereiro. Foi nessa época que entrou em cena uma jovem paulista que logo se tornaria uma das protagonistas de um enredo marcado pelo compromisso com a ciência e a ética. Ex-professora dos primeiros alunos do curso, Eleonora Maria Paula Lima Castro Marchese (in memorian) foi uma das homenageadas da noite

Em seguida, a professora Lúcia Giuliano Caetano e a aluna Julia Sebben realizaram uma apresentação sobre o atual momento do Curso de Ciências Biológicas.
O corpo docente também foi homenageado na figura da professora aposentada Vera Bahl. Já o corpo de servidores foi homenageado na figura da ex-servidora Vera Lúcia Pereira da Silva (in memorian), “que deu muito suporte para a organização do curso”, destaca o coordenador do colegiado, Welinton José da Silva.

WhatsAppImage2022-11-01at1806131
WhatsAppImage2022-11-01at1806132
WhatsAppImage2022-11-01at18061310
WhatsAppImage2022-11-01at180613
WhatsAppImage2022-11-01at1806136
WhatsAppImage2022-11-01at1806133
WhatsAppImage2022-11-01at1806134
WhatsAppImage2022-11-01at1806137
WhatsAppImage2022-11-01at1806138
WhatsAppImage2022-11-01at1806139
next arrow

O evento alusivo às comemorações do Jubileu de Ouro de Ciências Biológicas ainda contou com a participação de egressos, como o professor e pesquisador ligado ao Hospital da Universidade John Hopkins (EUA), Thiago Vidotto. Além dele, o docente de Ciências Biológicas e egresso Alan Antônio do Carmo de Jesus também participou do evento de forma remota.

A cerimônia ainda ficou marcada por uma homenagem do deputado estadual Tercílio Turini ao curso cinquentenário. Através de um representante, Turini enviou um Diploma de Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que foi recebido pela reitora da UEL, Marta Favaro, e pelo coordenador do colegiado de Ciências Biológicas, Welinton José da Silva. Na ocasião, o representante do deputado estadual leu os votos de congratulações e entregou o diploma de Menção Honrosa da Alep à reitora e ao coordenador do colegiado.

“Levando em conta a estimativa populacional e a escassez de alimentos, o desmatamento e o surgimento de novas doenças, vai ser necessário que continuemos formando biólogos capacitados”, sintetizou o coordenador do colegiado, ao traçar quais são as perspectivas para os próximos anos.