Seminário do Comitê de Ética em Pesquisa está com inscrições abertas

Evento será entre os dias 9 e 10 de março, no Autitório Cyro Grossi (CCB), e deve contar com pesquisadores do campo da Ética.

Meire Sebastião*

Agência UEL

O 5° Seminário do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos está com inscrições abertas. O evento será realizado nos dias 9 e 10 de março, no Auditório Cyro Grossi (CCB), e contará com palestras e apresentações de pesquisas que envolvem ética e pesquisa com seres humanos na contemporaneidade. As inscrições seguem até 5 de março, neste link.

O evento tem como objetivo promover discussões sobre a conduta ética em pesquisas que envolvam seres humanos e resoluções vigentes. O público-alvo são estudantes, professores e pesquisadores da área. A taxa de inscrição para estudantes de Graduação e Pós-graduação é de R$ 20,00, enquanto para profissionais, docentes e pesquisadores será de R$ 50,00. O envio de resumos para apresentação de trabalhos deve ser feito até o dia 5 de março.

Programação

No primeiro dia de evento, 9 de março, será realizada a cerimônia de abertura a partir das 9h da manhã, seguida por uma apresentação do Sistema CEP/CONEP, às 9h30, e uma palestra sobre “Ética na perspectiva mundial”, às 11h. Para o mesmo dia, no período da tarde, está programada uma palestra com o tema “Resolução 510: perspectivas e particularidades das pesquisas nas áreas das ciências humanas e sociais e Diretrizes do Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes”, das 14h às 16h; simultaneamente, entre 14h e 18h, haverá apresentação de pôsteres no saguão do Auditório.

O segundo dia, 10 de março, terá início com as palestra “Desenhos de estudo em Pesquisas envolvendo Seres Humanos e Ética em Pesquisa Clínica”, às 8h30,  e “Compartilhamento de Dados e a LGPD”, às 10h30. À tarde, entre 14h e 16h, ocorrerão, simultaneamente, a mesa-redonda “Biobanco e Biorrepositório” e a palestra “Pesquisas com Povos Originários”. Fechando a programação do evento, será realizada uma apresentação do Comitê de Ética em Pesquisa da UEL (CEP) e demais CEPs da região, às 16h30.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.