Recepção solidária da Psicologia arrecada doações para o Rio Grande do Sul

São oito pontos de coleta que recebem alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e roupas. Projetos locais também serão beneficiados.

Com o início do ano letivo de 2024, nesta segunda-feira (17), aproximadamente 2,8 mil ingressantes desembarcaram na UEL para o início da vida universitária. Aproveitando esse momento, um grupo de seis estudantes do segundo ano do curso de Psicologia (CCB) da UEL está promovendo uma ação solidária, que conta com o envolvimento de ingressantes e veteranos do curso e também com o apoio de outros cursos e centros de estudo da Universidade. A ação tem o apoio dos docentes Maiango Dias e Alejandra Leon, do Departamento de Psicologia Social e Institucional. As arrecadações vão até 28 de junho em oito pontos de coleta espalhados pela UEL.

O grupo está arrecadando alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e roupas em bom estado de conservação, que serão encaminhados para famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul e também para iniciativas locais de cunho social. Os organizadores explicam que, após o balanço do que foi arrecadado, ao final da campanha, as doações serão divididas em 80% para o RS e 20% para projetos locais, como o coletivo Ciranda da Cultura e o Projeto “Grades em Transgressão: Novos Horizontes de Inclusão e Inovação Social para Mulheres”, que atua com mulheres apenadas da Cadeia Pública de Santo Antônio da Platina. Os organizadores também esclarecem que o encaminhamento dos produtos ao RS será feito através de ONGs parceiras que serão acionadas ao final das arrecadações.

As doações podem ser feitas por qualquer pessoa da comunidade universitária ou externa disposta a colaborar. Para isto, basta deixá-las em um dos pontos de coleta, distribuídos pelos centros de Ciências Biológicas (CCB); Ciências Exatas (CCE); Educação, Comunicação e Artes (Ceca); Estudos Sociais Aplicados (Cesa); Educação Física e Esporte (Cefe); Ciências da Saúde (CCS) e Tecnologia e Urbanismo (CTU), além da Biblioteca Central (BC).

O grupo é composto pelos estudantes Isadora Francisca Moura Doi, Ana Laura Campos, Ana Clara Yurie Yoshimoto, Samuel Belo Strass, Ana Júlia Dal’qua e Isadora Aparecida Gonçalves Alves. Além das arrecadações, o sexteto também está organizando uma “gincana solidária”, na qual os 80 ingressantes do curso de Psicologia estão divididos em equipes, que competirão entre si qual delas arrecada mais produtos. Ao final da brincadeira, as três primeiras equipes colocadas receberão premiações.

Isadora Doi explica que a lista de produtos que podem ser doados, bem como os pontos exatos em as caixas usadas como pontos de coleta, está no Instagram @psicoacaosolidaria. “Juntos podemos mudar a vida de muitas pessoas”, frisa a estudante, reforçando o lema do grupo.

Prêmio Boas Práticas 2024

A ação dos estudantes de Psicologia é apenas uma em meio a tantas outras realizadas por veteranos para receber ingressantes na Universidade. Para este ano, a edição do Prêmio Boas Práticas 2024 continua recebendo indicações de ações de solidariedade envolvendo a recepção de ingressantes.

As inscrições vão até esta quarta-feira (19), pela página do Prêmio Boas Práticas 2024, no site da Semana de Recepção (SER UEL) 2024. No site, também é possível conferir os ganhadores das edições anteriores do prêmio.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.