Aluna da UEL traduz para o português HQ científica sobre vida sexual de peixes

Bolsista de IC Isabela Ohara traduziu HQ para o português. Publicação foi desenvolvida na Universidade de Oregon e é voltada a estudantes do Ensino Médio.

“Histórias em quadrinhos como meio de divulgação científica, infelizmente, ainda são pouco usadas”. A constatação é do docente do Departamento de Biologia Animal e Vegetal (CCB) da UEL Oscar Akio Shibatta. Atuando no Laboratório de Ictiologia (LIC), o professor foi orientador de um trabalho que envolveu a linguagem artística como veículo de transmissão do conhecimento em sua área – estudos dos peixes. A publicação foi lançada no início de junho e pode ser baixada neste endereço.

O que torna a História em Quadrinhos mais interessante para o Laboratório de Ictiologia, destaca o professor, é a participação da estudante Isabela Lagana Ohara, 21, na tradução de uma das versões. Bolsista de Iniciação Científica (IC) no laboratório, Isabela foi convidada pelo coordenador deste trabalho, o pesquisador Brian Sidlauskas, do Centro de Ciências Agrárias, da Universidade de Oregon, a criar uma versão em Língua Portuguesa.

Divulgação.

O maior desafio, conta a estudante, foi encontrar nomes “populares” em português que fossem correspondentes para cerca de 20 espécies de peixes apresentadas na linguagem dos quadrinhos, porém típicas de países como os Estados Unidos e Japão. Ela e o professor contam que, por não existirem no Brasil, a ausência de um nome popular exigiu, em alguns casos, pesquisas em águas ainda mais profundas na área de Ictiologia.

O professor Oscar Akio Shibatta e a aluna Isabela Lagana Ohara, estudante de Ciências Biológicas. (Foto: Agência UEL).

“Porque se você traduzir literalmente ficaria esquisito e pode não ser o nome que adotaríamos aqui”, complementa o professor. “O peixe-arroz (Oryzias latipes), por exemplo, não poderia ser rice fish. Então, usamos o nome japonês porque o peixe-arroz é um peixe japonês, e lá é chamado de Medaka. Então, achamos melhor usar o original”, complementa o professor.

Intitulada “O que controla o desenvolvimento do sexo nos peixes”, a publicação é uma parte de uma ação desenvolvida na Universidade de Oregon que visa a difusão do conhecimento por meio de Histórias em Quadrinhos Científicas. Seus autores são Sophia Breslin, Thomas Desvignes e John H. Postlethwait e o conteúdo é voltado a estudantes de Ciências Biológicas do Ensino Médio.

Questionada se pretende investir nas Histórias em Quadrinhos como ferramenta de divulgação, a jovem estudante descarta a possibilidade. Ela brinca que a oportunidade de participar do trabalho surgiu apenas por conta da sua facilidade com a língua inglesa, diferentemente do seu talento para desenhar.