UEL e Prefeitura de Londrina desenvolvem ação sobre saúde mental com servidores públicos

UEL e Prefeitura de Londrina desenvolvem ação sobre saúde mental com servidores públicos

No projeto "Inovaamente: Saúde Mental", estagiários de Psicologia da UEL fazem atividades psicoeducativas com servidores da Prefeitura.

Com o objetivo de cuidar da saúde mental de servidores públicos municipais, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Prefeitura Municipal de Londrina (PML) se juntam na realização do projeto “Inovaamente: Saúde Mental”. Trata-se de uma parceria formada em 2017 entre a professora do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da UEL Josiane Cecilia Luzia e a Secretaria Municipal de Recursos Humanos. A ação leva estagiários do curso de Psicologia para trabalhar com servidores do município que estão afastados ou readaptados por conta de transtornos mentais e demais comportamentais classificados sob o código CID-F, na Classificação Internacional de Doenças.  

Ao longo de 2024, o projeto realizou encontros, que iam das 13h30 às 17h30, com um grupo de servidores municipais. Neles, eram apresentados conceitos teóricos sobre saúde mental acompanhados de dinâmicas e atividades lúdicas sobre o assunto. Cerca de 15 servidores participaram regularmente dos encontros. 

Segundo a professora Josiane, esse é um trabalho psicoeducativo. Um exemplo de assunto trabalhado nos encontros é a ansiedade. O grupo apresenta práticas de como lidar com questões como essa, explica o que é considerada ansiedade normal e ansiedade patológica, fala sobre fatores que contribuem com que as pessoas fiquem ansiosas, entre outros assuntos. 

A professora apontou que o projeto oferece informações e ferramentas relacionadas à saúde mental, além de auxiliar com outros tipos de apoio que as pessoas possam precisar. Segundo ela, a maior parte dos servidores relatou benefícios vindos desse trabalho, como melhora na rotina de sono, na alimentação e no gerenciamento de estresse e ansiedade. Os resultados são apresentados por questionários de satisfação. 

Essa experiência também é aproveitada pelos estudantes que participam do estágio. A professora apontou que os alunos que ainda não estão no último ano do curso pretendem continuar trabalhando no projeto, além da possibilidade de entrada de novos participantes.

No dia 4 de fevereiro, foi realizada a Mostra de Estágios em Psicologia, no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB). Nesse evento foram apresentadas atividades feitas por estudantes do Curso de Psicologia da Universidade nas disciplinas de Estágio Curricular Obrigatório. Entre os trabalhos estavam aqueles desenvolvidos com os servidores municipais. 

Mostra de Estágios em Psicologia foi realizada no último dia 4, na UEL. (Foto: Arquivo pessoal).
Dentre os projetos apresentados, dois eram relacionados à parceria. (Foto: Arquivo pessoal).

Um dos trabalhos é “Estratégias psicoeducativas para a promoção de bem-estar e saúde mental dos servidores públicos: uma parceria através do Inovaamente: Saúde Mental, entre a Universidade Estadual de Londrina e a Prefeitura Municipal de Londrina”, das estudantes Tifanny Gabriele Tonzar e Hellen Soares Carrilho. O outro é “Psicoeducação e saúde mental: estratégias da promoção e cuidado para o servidor público”, dos estudantes Vinícius Silva Cassiano e Yasmin Cristiny Gallo. Ambos foram supervisionados pela assistente social Marcelle Diorio de Souza, a psicóloga Cristiane Angélica Balan e a professora Josiane. 

A professora realizou uma ação similar à feita na Prefeitura dentro da UEL, junto com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) da instituição. Segundo Josiane, foram realizados cinco encontros de duas horas de duração, de outubro a dezembro de 2024, buscando criar um espaço de reflexão e práticas de bem-estar psicológico para os servidores da Universidade, além de favorecer na prevenção da saúde mental e na melhoria da qualidade de vida na instituição. Para isso, os temas tratados foram: promoção e prevenção em saúde mental; autoconhecimento; estresse; ansiedade e bem-estar no trabalho. A atividade contou com a participação de 17 servidores. 

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.