Congresso Paranaense de Ciências Biomédicas encerra programação nesta sexta

Congresso Paranaense de Ciências Biomédicas encerra programação nesta sexta

Evento contou com a presença de profissionais e estudantes de diversos municípios dos estados do Paraná e São Paulo, e ainda Pará, Bahia e Minas Gerais. 

Agregar conhecimentos das seis áreas relacionadas às Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, a fim de incentivar o debate sobre pesquisa e apresentar descobertas científicas recentes, visando a integração entre estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais. Estes foram os objetivos da 13ª edição do Congresso Paranaense de Ciências Biomédicas, realizado entre os dias 12 e 14 de fevereiro, no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL. 

Com 250 inscritos, sendo 90 moradores de outros municípios, o 13º CPCB reafirmou o seu papel como um dos principais eventos científicos do estado, avalia o coordenador Fábio Goulart de Andrade, docente do Departamento de Histologia e coordenador do Laboratório de Análise Histopatológica (LAHip). “A importância das Ciências Biomédicas foi amplamente evidenciada durante a pandemia de COVID-19, quando a atuação de biomédicos foi essencial na criação de vacinas, na realização de exames laboratoriais e no avanço de métodos diagnósticos. Assim, o congresso segue como um espaço fundamental para a troca de conhecimentos e fortalecimento da Biomedicina no Paraná”, destaca o professor. 

Ao lado dele na condução do evento, a professora Karen Brajão, vice-coordenadora do Colegiado de Biomedicina e coordenadora do Laboratório de Genética Molecular e Imunologia, destaca que os resultados dos três dias de evento provam que a Universidade está formando profissionais não apenas altamente capacitados tecnicamente, mas também comprometidos com a ciência e com o desenvolvimento das áreas relacionadas. 

“O 13º CPCB, evento construído majoritariamente pelos alunos das últimas séries do curso, reflete não apenas o avanço do conhecimento científico, mas também a dedicação, o empenho e a capacidade organizacional dos nossos estudantes”, celebra a professora. 

13º CPCB reuniu profissionais e estudantes de cidades de cinco estados: PR, SP, BA, PA e MG. (Foto: arquivo pessoal).

Programação – O Congresso Paranaense de Ciências Biomédicas foi organizado pelos estudantes do 3° e 4° ano do curso de Biomedicina da UEL e contemplou seis áreas do conhecimento: Ciências Morfológicas, Ciências Patológicas, Ciências Moleculares, Ciências Fisiológicas, Ciências da Saúde e Microbiologia. 

Nessas áreas, foram apresentados trabalhos científicos de graduação e pós-graduação por meio de 84 banners e 12 apresentações orais.

A cerimônia de abertura contou com as palestras da Dra. Soraia Attie Calil Jorge e da Dra. Lygia da Veiga Pereira, que abordaram, respectivamente, os temas “Vacinas: da ciência tradicional às inovações do amanhã” e “Projeto DNA do Brasil: saúde e história a partir da nossa diversidade”. “Ambas as palestras foram muito bem recebidas pelo público”, avaliam os docentes.

No dia 13, a programação trouxe uma mesa-redonda com três biomédicos egressos da UEL, discutindo o tema “Biomédicos na Indústria”. A atividade recebeu grande reconhecimento e elogios, tanto dos palestrantes quanto dos congressistas, consolidando-se como um dos destaques da programação.   

Participação – De acordo com a comissão organizadora, o evento contou com a presença de profissionais e estudantes de diversos municípios dos estados do Paraná e São Paulo, e ainda Pará, Bahia e Minas Gerais. 

Do Paraná, participaram representantes de Alvorada do Sul, Arapongas, Bandeirantes, Cambé, Cantagalo, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Faxinal, Guaíra, Guarapuava, Ibiporã, Inácio Martins, Jataizinho, Laranjeiras do Sul, Maringá, Paiçandu, Pitanga, Prudentópolis, Rolândia e Santa Maria do Oeste. 

Do estado de São Paulo, estiveram presentes participantes de Araçatuba, Assis, Bastos, Botucatu, Campinas, Indaiatuba, Maracaí, Martinópolis, Piacatu, Presidente Epitácio, Presidente Prudente e Santo Expedito. Pará esteve representado por Belém, a Bahia por Santa Cruz Cabrália, e Minas Gerais por Uberaba.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.