Evento sobre TEA terá palestrantes e apresentações de trabalhos acadêmicos da UEL
Evento sobre TEA terá palestrantes e apresentações de trabalhos acadêmicos da UEL
O evento ocorre durante o Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o TEAEntre os dias 24 e 25 de abril acontecerá o 3º Encontro sobre o Transtorno do Espectro Autista (EnTEA) da UEL. A realização é parte do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo. O evento, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Autismo em Análise do Comportamento (GEPAAC), em parceria com o Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC), será no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB).
De acordo com a professora Silvia Murari, coordenadora do evento, o objetivo é promover estratégias para inclusão de pessoas autistas. Nesse sentido, os encontros buscam a troca de conhecimentos relacionados ao autismo produzidos na UEL e em outras instituições, além de discussões científicas e contemporâneas sobre o assunto.
“As trocas de conhecimentos em todas as edições têm sido muito boas. O primeiro ENTEA focou apenas nos trabalhos do curso de psicologia. Já no segundo nós ampliamos para uma troca de conhecimentos com todos os centros da UEL. E agora no terceiro nós mantivemos as trocas com os centros, então teremos trabalhos de teses e dissertações que foram desenvolvidas nos programas de pós-graduação da UEL, mas também estamos trazendo palestrantes com expertise na área do autismo.”
As palestrantes confirmados no EnTEA são:
- 24/04 das 08h30 às 10h – Lilian Santos Saltel, que irá falar sobre neurodiversidade e Análise de Comportamento Aplicada (ABA);
- 24/04 das 14h às 15h30 – Claudia Romano Pacífico, que irá palestrar sobre a eficácia, desafios contemporâneos de implementação e tecnologia como aliada no TEA;
- 25/04 das 08h30 às 10h – Marcelo Costa, que abordará a importância da avaliação do processamento visual central no TEA.
Além disso, Murari também destacou que a comunidade autista terá abertura ao diálogo e troca de experiências. “Os autistas têm espaço e momento de fala no nosso evento”, afirmou.
As inscrições tiveram início no dia 17 de fevereiro e estão disponíveis até o dia 25 de abril, através deste endereço. A taxa para estudantes e recém-formados é R$ 25 e para a comunidade externa é R$ 50.
Dia de Conscientização do Autismo e Abril Azul
O Abril Azul e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, são criações da Organizações das Nações Unidas (ONU). O mês e a data buscam impulsionar um debate sobre o tema, além da elaboração de propostas de inclusão para essas pessoas.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças são autistas. O TEA tem início por volta dos cinco anos de vida da criança e tende a se estender pela adolescência e idade adulta. Todavia, segundo o órgão, há muitas particularidades com cada indivíduo com TEA. Em alguns casos a pessoa consegue viver de forma independente, enquanto outras precisam de apoio ao longo da vida.
As formas de intervenção mais bem aceitas são as baseadas em evidências, como o tratamento comportamental e os programas de treinamento de habilidades com os pais. Assim, esses métodos podem reduzir a dificuldade de comunicação e comportamento social, que deve influenciar positivamente na qualidade de vida das pessoas com TEA.
(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social).