Visitas aos museus de Anatomia e Zoologia da UEL nesta sexta (16) dispensam agendamento

Visitas aos museus de Anatomia e Zoologia da UEL nesta sexta (16) dispensam agendamento

Com entrada gratuita e sem necessidade de agendamento, as visitas desta sexta acontecerão das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Ao longo desta sexta-feira (16), os Museus de Zoologia e Anatomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) estarão abertos ao público, em mais uma edição da Semana Nacional de Museus. Com entrada gratuita e sem necessidade de agendamento, as visitas acontecerão das 9h às 12h e das 14h às 17h, oferecendo uma oportunidade para explorar um dos maiores acervos de fauna brasileira, com destaque para a fauna do Norte do Paraná, e para conhecer as mais de 600 peças anatômicas, incluindo órgãos humanos e de diversos animais.

A programação faz parte das celebrações da 23ª edição da Semana Nacional de Museus, cujo tema este ano é “O Futuro dos Museus em comunidades em rápida transformação”. A data também marca o Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio.

Museu de Anatomia da UEL integra programação da 23ª edição da Semana Nacional de Museus. (Foto: Agência UEL).
A coleção de peças anatômicas proporciona uma visão completa sobre o corpo humano e dos animais. (Foto: Agência UEL).

Programação

Em Londrina, a Semana Nacional de Museus contará com atividades diversificadas, que se estendem a outros espaços culturais da cidade, como o Museu da Sociedade Rural do Paraná (SRP), o Museu de Arte de Londrina e o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da UEL (NDPH). Além disso, o Sesc Cadeião e o Museu Histórico de Londrina também irão promover ações e exposições ao longo da semana, com foco em estimular a reflexão sobre o impacto dos museus na sociedade.

Para os visitantes do Museu de Zoologia da UEL, a exposição “Os animais e suas peculiaridades” promete proporcionar uma imersão no mundo da fauna brasileira, com exposições detalhadas sobre as diversas espécies que habitam o território nacional. Na visita, o público poderá ter uma aula interativa guiada por estudantes bolsistas e professores, que poderão auxiliar com informações técnicas e científicas.

Visitantes poderão observar detalhes das 37 mil peças da coleção – mamíferos, aves, anfíbios, répteis, insetos, crustáceos e peixes. (Foto: Agência UEL).

Já no Museu de Anatomia, a coleção de peças anatômicas proporciona uma visão completa sobre o corpo humano e dos animais.

23ª Semana Nacional de Museus

Segundo Edméia Aparecida Ribeiro, diretora do Museu Histórico de Londrina, a Semana Nacional de Museus destaca a importância desses espaços não apenas como guardiões da memória, mas também como motores de educação e pesquisa. Ela ressalta ainda o papel dos museus na preservação da história em um mundo marcado pela efemeridade: “Vivemos em um mundo em que tudo é muito efêmero. As próprias fotografias já não revelamos mais, e uma hora ou outra isso pode desaparecer. Se considerarmos isso, a importância dos museus é a preservação da memória de um povo, de uma raça, etnia, cidadãos”, afirma.

A abertura oficial da Semana foi na noite desta terça-feira (13), com a mesa-redonda “Patrimônio e História Pública”, promovido pelo Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica Enezila de Lima, da UEL (NDPH). O evento contou com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do NDPH e pode ser conferido abaixo.

(*Bolsista na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade- PROEX).

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.