Equipe NAPI UEL realiza 1º evento de Clubes de Ciências
Equipe NAPI UEL realiza 1º evento de Clubes de Ciências
O objetivo é fortalecer a integração entre os clubes articulados e apresentar a pesquisa e extensão da UniversidadeA Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das Instituições de Ensino Superior (IES) que auxilia nas atividades do NAPI – Paraná Faz Ciência (PRFC). É responsável pela articulação de 18 clubes, sendo dois do grupo Paraná Faz Ciência Maker. Com a intenção de fortalecer a integração entre eles e apresentar o cenário científico da Universidade, será realizado o primeiro evento de Clubes de Ciências no campus da UEL, no dia 28 de maio.
Segundo a professora Mariana Andrade, coordenadora institucional do NAPI PRFC pela UEL e coordenadora estadual do PRFC Maker, o evento segue a temática da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia de 2024, que ainda está com atividades em andamento. O título é “Biomas na UEL: dos clubes de ciência à pesquisa e extensão na universidade”.
A programação faz parte do projeto aprovado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), parceira da instituição. “Os dois principais objetivos são conhecer as pesquisas relacionadas ao bioma da Mata Atlântica, que tem aqui no Paraná uma ampla área de Floresta Estacional Semidecidual, e a integração dos alunos com as pesquisas dos clubes e pesquisas acadêmicas”, explica a professora.
Programação
Durante a manhã, o evento começa a partir das 8h30, no Anfiteatro Cyro Grossi, do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL. A abertura contará com a participação de representantes do NAPI PRFC e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG). A ideia é incentivar a integração entre os Clubes de Ciências e os pesquisadores da Universidade.
A partir das 9h30, os clubes irão conhecer as pesquisas relacionadas ao Bioma Mata Atlântica e à Floresta Estacional Semidecidual do Paraná, além de visitar o Museu de Zoologia da UEL. Outra ação prevista é a visita ao Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, que também fica no campus universitário. Os alunos vão desenvolver experimentos de química e física, conhecer as formas de eletrização e aprender sobre o funcionamento dos equipamentos do museu.

As atividades do período matutino estão previstas para se encerrar às 11h30. A programação se repete durante a tarde, com a abertura às 14h30 e o encerramento às 17h30.
(*Reportagem de Isabella Abrão, bolsista da Fundação Araucária no NAPI PRFC).