Estudantes de Psicologia abordam ansiedade em idosos
Estudantes de Psicologia abordam ansiedade em idosos
A atividade alusiva ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, foi realizada no âmbito da parceria entre a Universidade e a Prefeitura Municipal de LondrinaAbordar a ansiedade como uma reação natural do corpo diante de circunstâncias desafiadoras, entender os sintomas mentais e somáticos e apresentar caminhos para a prevenção. Estes foram objetivos da roda de conversa Vamos Falar Sobre Ansiedade, realizada no dia 23 de setembro no Centro de Convivência do Idoso, na Zona Leste de Londrina, por estudantes do curso de Psicologia da UEL. A atividade alusiva ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, foi realizada no âmbito da parceria entre a Universidade e a Prefeitura Municipal de Londrina (PML), denominada Inovaamente: Saúde Mental.
Coordenadora da ação, a professora do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento (CCB) Josiane Cecília Luzia considera que a abertura de um canal de diálogo sobre ansiedade com idosos é muito importante por inúmeras razões. A primeira e mais importante objetiva a redução do estigma que ainda envolve o processo terapêutico e atrasa a busca por ajuda.

“A roda pode incentivar os idosos a falar sobre seus sentimentos, tirar dúvidas, encontrar apoio emocional, conscientizá-los sobre o tema e fornecer informações sobre onde e quando buscar ajuda, além de promover a prevenção e promoção da saúde mental com ferramentas testadas cientificamente”, diz.
Ao final do encontro, os relatos do grupo, composto por dez idosos, mostraram resultados positivos. “Tivemos idosos que disseram ‘ah, agora entendi que a ansiedade não é algo que eu sinto e tenho problema, todos nós humanos sentimos em alguma medida”. Outra idosa disse ‘para eu cuidar do meu marido que não está bem de saúde preciso ter meu autocuidado então, não preciso mais sentir culpa”. Ou ainda que aprenderam bastante sobre prevenção por meio da respiração, relatos muito interessantes mesmo, então vamos continuar essas ações”, conta a professora.

A Roda de Conversa foi conduzida pelas estagiárias Hellen Soares Carrilho, Tifanny Gabriele Tonzar e Gabriela Zuccari dos Santos, com o apoio da professora Josiane e da assistente social, Marcelle Diório de Souza, da Prefeitura Municipal de Londrina. A próxima edição, ainda sem data marcada, irá aprofundar o diálogo, abordando especificamente a depressão.
