Projeto discute arquitetura, urbanismo e linguagem cinematográfica

Projeto discute arquitetura, urbanismo e linguagem cinematográfica

Estreia acontece na próxima quinta-feira (21) coma exibição de "Blade Runner: O Caçador de Androides", de 1982.

O projeto de extensão OCAS do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEL promove o 6° Ciclo de Debates em Arquitetura e Urbanismo: o CINE-ARQ. O objetivo é promover a reflexão crítica interdisciplinar entre arquitetura, urbanismo e linguagem cinematográfica.

Ao explorar o cinema como ferramenta de leitura, interpretação e representação do espaço construído e das dinâmicas urbanas, o projeto fomenta o diálogo entre estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo, cinema e artes visuais, incentivando a análise das relações entre espaço, narrativa, estética e sociedade.

A estreia acontece na próxima quinta-feira (21), às 18h na sala 201 do CCB. Neste primeiro evento, será exibido o filme “Blade Runner: O Caçador de Androides” (1982), uma obra clássica de ficção científica que apresenta importantes discussões de urbanização, tecnologia e transformações sociais nas cidades contemporâneas. Após a exibição do longa, será realizada uma roda de conversa guiada pelos professores de Arquitetura e Urbanismo sobre os temas abordados no filme. No dia 28, será exibida a continuação da obra, “Blade Runner: 2049” (2017).

As exibições contam com o apoio do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), do Centro Acadêmico do curso (CACAU), do projeto OCAS, do Instituto de Arquitetos do Brasil – Núcleo de Londrina e da UEL FM. Idealizado pelos docentes Luana Toralles Carbonari, Monica Cristina Nishikawa Motomura Siraichi, Luciana Quevedo Nunes Honda e Priscila Henning, o projeto tem a intenção de ultrapassar as barreiras dos centros acadêmicos e tornar a arquitetura e as discussões em relação a ela acessível para todos.

De acordo com o grupo de professores, tanto a arquitetura quanto o cinema acompanham, refletem e influenciam as mudanças na sociedade sejam elas estéticas, culturais e as condições de cada época. “O cinema conta e a arquitetura permeia”, afirmam.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo QRcode na arte do evento, ou pela rede de divulgação do Instagram @_ocasuel, perfil do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UEL, projeto criado pelo professor Antônio Carlos Zani e espaço da criação do CINE-ARQ.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.