Inscrições abertas para três eventos da área de Geografia

Só a Semana de Geografia receberá a submissão de trabalhos até sexta-feira, 6 de novembro.

O Departamento de Geociências, do Centro de Ciências Exatas (CCE), está com inscrições abertas para três grandes eventos que serão realizados no mês de novembro. O 2º Congresso Brasileiro da Guerra do Contestado, o 4º Colóquio de Geografias Territoriais Paranaenses e a 36ª Semana de Geografia da UEL ocorrem de forma simultânea, de 18 a 20 de novembro, sempre às 19 horas, com transmissão pelo canal do Observatório do Contestado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI.

Nas edições anteriores, os eventos receberam cerca de 500 participantes. Este ano, pelo formato online e gratuito e pela diversidade de temas, o número pode ser ainda maior, segundo o coordenador Nilson César Fraga, professor do Departamento de Geociências. Podem participar das atividades estudantes, professores e demais interessados de todo o país.

(Divulgação)

Como explica o professor Nilson, os temas dos eventos tratam das questões de africanidades – relacionadas ao direito à cidadania do provo negro do Brasil, em uma leitura do passado ao presente-, e passam pelas discussões territoriais do Paraná, que envolve a africanidade, os povos tradicionais e as relações de poder. A Semana de Geografia congregra todos os temas, com mesas redondas sobre a Guerra do Contestado, o Paraná, e as Africanidades.

Programação – A conferência de abertura, marcada para dia 18, tem como tema “Democracia racial e passividade do povo brasileiro: resistência, luta e construção de um Brasil sem desigualdades e racismo” e será ministrada pelo professor Rosenverck Estrela Santos, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e coordenador da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros. A programação completa está na página dos eventos.

De acordo com Nilson Fraga, a escolha da data e das temáticas não é por acaso, devido ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. “É uma data para ser refletida dentro da Universidade”, afirma.

Trabalhos – A Semana de Geografia receberá a submissão de trabalhos até de 6 de novembro. Nesta edição, não haverá apresentações orais, apenas a publicação dos trabalhos que forem aprovados a partir da avaliação da comissão científica. Os 15 artigos científicos com maior nota serão publicados na revista Geographía Opportuno Tempore, em abril de 2021. As regras para a submissão de trabalhos estão disponíveis aqui.

Organização – A coordenação geral dos eventos é dos professores Nilson Cesar Fraga, Deise Fabiana Ely e Gilnei Machado, todos do Departamento de Geociências, com colaboração dos estudantes do curso de Geografia da UEL.

A realização é do Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito, Laboratório de Geografia Física, Laboratório de Climatologia Geográfica, Observatório da Região e da Guerra do Contestado, Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB/Londrina) e Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO).