Paraná Fala Idiomas: cursos de Inglês e Francês

São atendidos pelo Programa alunos de graduação, pós-graduação, professores e Agentes Universitários.

Estão abertas as inscrições para os cursos de Inglês e Francês a serem ministrados no primeiro semestre pelo Programa Paraná Fala Idiomas nas Universidades Estaduais – UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, UENP e Unespar. São cerca de 80 cursos ofertados e as aulas têm início entre fevereiro e março, de acordo com o calendário estabelecido em cada Universidade. As inscrições para a comunidade universitária da UEL também estão abertas.

O Programa é promovido pelo Governo do Estado por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF). Os cursos atendem exclusivamente a comunidade universitária – alunos de Graduação, Pós-Graduação, Professores e Agentes Universitários, em diversos níveis de conhecimento, do iniciante ao avançado, além de cursos mais específicos, voltados às áreas acadêmicas.

As aulas serão ofertadas de forma remota, por meio de plataformas digitais, como foi no último ano letivo, em atendimento à necessidade de distanciamento social imposta pelo novo coronavírus. Até então, as aulas eram ministradas presencialmente nos campi das Universidades.

A Coordenadora Estadual do Programa, Eliane Segati Rios, avalia como positivo o modelo de ensino adotado. “As aulas on-line abrem oportunidade de aprendizagem dos idiomas Inglês e Francês a toda comunidade universitária das sete instituições de ensino superior de nosso Estado, independente do campus de origem dos alunos”. Outro aspecto positivo, segundo Eliane, é a oferta em rede dos cursos, uma vez que as vagas ociosas de uma universidade podem ser preenchidas por alunos de outras Universidades Estaduais do Paraná.

Universidades – Confira os sites das universidades para informações sobre inscrições e cursos ofertados pelo Programa, considerando os cursos em rede e vagas remanescentes, que podem ser preenchidas por alunos de outras universidades estaduais do Paraná.

UEL.
UEM .
UEPG.
Unioeste.
Unicentro.
UENP.
Unespar.

Na UEL mais informações pelo e-mail pfi@uel.br (Inglês) ou paranafalafrancesuel@gmail.com (Francês).

(Com texto e informações do Paraná Fala Idiomas).