UEL divulga Cartão de Inscrição do Vestibular 2021, às 17 horas

UEL divulga Cartão de Inscrição do Vestibular 2021, às 17 horas

Provas serão aplicadas em um único dia, 30 de maio, a partir das 14 horas, com 5 horas de duração, cumprindo medidas de segurança recomendados pelas autoridades de saúde.

A Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL disponibiliza o Cartão de Inscrição do Candidato do Vestibular 2021 na segunda-feira (24), a partir das 17 horas (fase única). O documento poderá ser acessado no site da COPS e informa número da sala e endereço do local de provas, horário de abertura dos portões e recomendações para os vestibulandos. A prova será aplicada no próximo dia 30 de maio, a partir das 14 horas, cumprindo todos os requisitos recomendados pelas autoridades de saúde como distanciamento social, reforço na limpeza de ambientes, aferição de temperatura de candidatos e uso de álcool gel.

As provas do Vestibular 2021 serão aplicadas em 75 locais diferentes, incluindo o Campus Universitário, maior local de provas, Universidades, Faculdades e escolas públicas e privadas na cidade de Londrina, não será necessária a utilização de escolas em cidades vizinhas. Os candidatos deverão levar o Cartão no dia da prova para evitar problemas na localização, uma vez que muitos locais estarão sediando o Vestibular da UEL pela primeira vez. O acesso à sala de provas será liberado a partir das 13 horas, uma hora antes do início. O candidato deverá apresentar documento original com fotografia e cumprir o procedimento de identificação exigido.

Serão 75 locais de provas. O acesso às salas de provas será liberado a partir das 13 horas, uma hora antes do início.

De acordo com a professora Sandra Garcia, Coordenadora da Cops, a abertura das salas a partir das 13 horas tem o objetivo de evitar aglomeração de estudantes nos locais de provas. Ela destaca que tudo foi planejado para que os candidatos e equipe de fiscais tenham total segurança. A recomendação é para que o candidato leve máscara extra para troca durante a prova. Todos os fiscais já foram contatados e receberão instruções para a aplicação segura da prova, além de terem aferição de temperatura antes do início dos trabalhos.

As equipes estarão utilizando máscaras e protetores faciais (face shield). Os locais de prova serão higienizados, considerando limpeza desde o chão, portas, carteiras, cadeiras e até maçanetas. As 1500 salas de aula serão ajustadas para receber entre 40% e 50% da capacidade de estudantes – em razão disso, o número de salas usadas em relação ao exame passado dobrou.

“O candidato precisa entender que estamos cumprindo as restrições do Decreto Estadual devido à pandemia. A Universidade está preparada, inclusive mantendo diálogo com os setores que representam os hotéis, bares e restaurantes. Todos estão conscientes sobre as medidas de prevenção”, afirmou Sandra. Em reunião virtual realizada no último dia 14, entre representantes da administração da UEL e do Londrina Convention Bureau, ficou definido o reforço da divulgação das normas de segurança preconizadas pelas autoridades de saúde. Dessa forma, hotéis e restaurantes ligados ao Convention, irão reforçar a informação sobre os cuidados necessários e medidas para que sejam evitadas as aglomerações.

Medidas de segurança rigorosas

A Universidade definiu em maio do ano passado a realização do Vestibular 2021 em fase única e com aplicação da prova somente em Londrina. Essa decisão, na opinião da Coordenadora da Cops, foi fundamental para a logística do concurso e para o cumprimento rigoroso das medidas de segurança necessárias como distanciamento social, reforço da higiene de prédios e mobiliários e demais providências.

A coordenadora da Cops reforça ainda que as autoridades de segurança foram contatadas para colaborar com a necessidade de manter o distanciamento social, sobretudo em frente aos locais de provas. Agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Guarda Municipal e a Polícia Militar deverão atuar nas ruas próximas. Também foi feito contato com a Polícia Rodoviária e concessionárias do transporte coletivo para que providenciem fiscalização nas vias próximas ao Campus da UEL e às Universidades particulares e um quantitativo de ônibus nos horários de pico, respectivamente.

Recomendações – No dia da prova, o vestibulando deverá levar, além do documento pessoal e do Cartão de Inscrição, caneta esferográfica preta ou azul, garrafa de água e se possível álcool em gel. Os bebedouros estarão liberados apenas para encher as garrafinhas. Diferente dos vestibulares anteriores, esse ano os vestibulandos só poderão fazer alimentação fora das salas de provas. Se o candidato tiver algum problema de saúde (diabetes, por exemplo) ou necessitar fazer um lanche durante o horário de prova, a recomendação é comunicar um fiscal para este possa conduzir o estudante para o pátio externo, garantindo individualidade e segurança.

Decreto Estadual – Em razão do aumento do contágio da Covid-19 no Paraná, o Governo do Estado publicou na última segunda-feira (17) o decreto 7.672/21, que amplia as medidas restritivas de enfrentamento da pandemia. Pelas novas regras, que vão vigorar até a meia-noite do dia 31 de maio, a restrição da circulação de pessoas e de venda e consumo de bebida alcóolica em espaços públicos foi estendida em uma hora. O toque de recolher e lei seca passam a vigorar das 22h até às 5h do dia seguinte.

De acordo com o Decreto, todo tipo de comércio e de atividades não essenciais também deixam de funcionar aos domingos. Isso se aplica a restaurantes, shopping centers, academias e comércio em geral. Nos outros dias da semana poderão abrir ao público das 10h às 22h com 50% de ocupação. Aos domingos e fora desses horários, durante a semana, só será permitido o atendimento na modalidade delivery.

Cronograma Vestibular 2021

24/5 – 17 horas: Divulgação do Cartão de Inscrição.

30/5 – 14 horas: Prova em Fase Única (Conhecimentos Gerais e Redação)

30/05 – 21 horas: Publicação do gabarito provisório da prova de conhecimentos

10/06 – 17 horas: Divulgação do gabarito definitivo da prova de conhecimentos

5/7 –12 horas: Publicação dos classificados na 1 ª Convocação – COPS.

5/7 a 8/7 : Pré‐matrícula dos classificados na 1ª convocação – COPS.

(FOTOS: Arquivo/COMUEL).

Leia também