Estudantes da UEL são finalistas no Prêmio Inova Paraná 2021

Estudantes da UEL são finalistas no Prêmio Inova Paraná 2021

A equipe Trade Tool, formada por estudantes da UEL, é uma das 20 finalistas do Prêmio Inova Paraná 2021. Com uma proposta inovadora para o universo do games, o projeto visa resolver o problema de golpes e roubos de contas. A fase final será realizada no sexta (3), com transmissão pelos canais da Fiep. A […]

A equipe Trade Tool, formada por estudantes da UEL, é uma das 20 finalistas do Prêmio Inova Paraná 2021. Com uma proposta inovadora para o universo do games, o projeto visa resolver o problema de golpes e roubos de contas. A fase final será realizada no sexta (3), com transmissão pelos canais da Fiep.

A equipe é composta pelos estudantes José Manoel Sanches Malassise, do curso de Química – Bacharelado, Luan Vitor Pacheco, do curso de Engenharia Elétrica, ambos ex-alunos do Sistema Fiep/Sesi/Senai/IEL, e de Guilherme Iuri de Barros, do Sesi-Londrina. 

O grupo criou a proposta a partir de uma realidade vivida por eles. “Nós nos interessamos no tema logo depois que dois amigos nossos perderam suas contas nos jogos por conta de golpes na internet”, conta José Manoel. 

Em estudos feitos para o projeto, identificaram que, em 2019, houve prejuízo de US$3,5 bilhões para a indústria e jogadores, segundo dados do FBI. Além disso, em uma pesquisa direta com os gamers, 58% relataram que já foram roubados de alguma forma.

A ideia é então utilizar uma inteligência artificial que consegue acompanhar a flutuação do preço dos produtos e dizer para o cliente se é viável ou não a compra. “Nós decidimos trazer, através desse projeto, o que nós achávamos que estava faltando nessa indústria, para que haja mais competitividade e profissionalismo, querendo trazer também uma visão melhor para esse mercado”, relata. 

Depois de três meses de dedicação, o grupo já está na fase de finalização do projeto, ajustando o visual do site e resolvendo possíveis defeitos na programação. Eles acreditam que no próximo ano já vão poder colocá-lo à disposição do público e, caso ganhem o prêmio, poderão investir ainda mais na na equipe e na empresa.

Da esquerda para direita, os estudante da UEL José Manoel Sanches Malassise e Luan Vitor Pacheco; os orientadores Márcia Roberta Jorge e Pedro Henrique de Freitas, e o aluno do Sesi, Guilherme Iuri de Barros

Premiação

Os três primeiros colocados no Inova Paraná 2021 receberão prêmios, como certificado, medalha e tablet. A 1ª e 2ª colocação terão ainda incubação do projeto no período de janeiro a julho de 2022, na Aceleradora do Sistema Fiep.

O Inova Paraná é uma ação bianual, de abrangência estadual, direcionada a alunos, técnicos de ensino e docentes que atuam na Educação Básica, Educação Profissional e Educação Superior nas unidades do Sistema Fiep/Sesi/Senai/IEL.

Leia também