Estudantes têm acesso a serviços e ferramentas acadêmicas on line

Acesso à rede Wifi, Portal do Estudante e outros serviços permite a inserção na vida acadêmica da Universidade.

Tanto no Portal do Estudante quanto na página da Assessoria de Tecnologia de Informação da UEL (ATI) ou da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), o estudante de graduação tem à disposição uma série de serviços e ferramentas que ele pode ou necessariamente deve acessar. O Portal do Estudante, por exemplo, deve ser conhecido o quanto antes. Nele o aluno tem acesso às notas, disciplinas, atestados, formulários da Prograd, Guia Acadêmico e pode emitir sua carteira, entre outros serviços.

Segundo a diretora de suporte ao usuário da ATI, Cecília Shigueko Koyama, o mais importante no primeiro momento, para os novos alunos ou outros que ainda não o tenham feito, é acessar e conhecer o Portal do Estudante, a rede Wifi e o Portal de Periódicos da Capes. Ela reitera que a carteirinha, assim como outros serviços, estão acessíveis pela página da Prograd. Entre outros, ali estão o calendário acadêmico, serviços de apoio e os tutoriais – Confira.

Para chegar ao Portal do Estudante, o aluno pode entrar no site da UEL, clicar em Portais e, na coluna à esquerda, clicar em ATI. Depois, Serviços Digitais, Portal do Estudante e Tutoriais para o Estudante. Será então direcionado ao site da Prograd. Lá, em destaque, dois tutoriais: confirmação e matrícula e habilitação dos serviços digitais da UEL e criação de login para acesso ao Gmail.

(Divulgação).

A emissão da carteirinha também é por ali. O passo a passo é detalhado – Emissão de carteiras.

Rede Wifi da UEL

Para ter acesso à Rede sem Fio (Wifi) da Universidade, é preciso entrar no Portal da ATI/Serviços Digitais, localizar Rede sem fio (Wifi da UEL), clicar ali e em seguida em Serviço de Rede Wireless da UEL. Ao pé da página, o aluno clica para acessar o tutorial, com opções para notebook, android e IOS. Depois é só seguir as instruções.

Pela página da ATI/Serviços Digitais, os estudantes (e docentes) têm acesso, por exemplo, a pacotes Google e Microsoft, emissão de carteiras e ao aplicativo UEL Mobile, disponível na Google Play, para o sistema Android e também para o sistema IOS. O UEL Mobile simplifica a consulta ao cardápio semanal do Restaurante Universitário (RU), a compra e a consulta de créditos pelo usuário.

Ainda em Serviços Digitais, é possível acessar a plataforma Moodle (AVA), serviços de e-mails, e solicitar serviços específicos da Assessoria (digitais), assim como obter suporte remoto. Cecília destaca que, se necessário, a ATI disponibiliza uma série de Canais de Atendimento.

No espaço preparado para a recepção dos estudantes, há farto material informativo, inclusive sobre a própria ATI – Acesse aqui.

Confira vídeo elaborado pela ATI que contém informações úteis para os usuários da comunidade acadêmica:

(Divulgação/ATI/2021).