Centro de Escrita seleciona artigos para tradução ou revisão em inglês

O objetivo é ampliar a inserção internacional de pesquisas inovadoras desenvolvidas no Paraná.

O Centro de Escrita Acadêmica da UEL abre na próxima segunda-feira (21) a seleção de artigos científicos para tradução ou revisão em língua inglesa. O Centro da UEL é um dos oito criados pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) nas Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná com o objetivo de ampliar a inserção internacional de pesquisas inovadoras desenvolvidas no Estado. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail centrodeescrita@uel.br.

Segundo a coordenadora do projeto na UEL, Patrícia Silva Lúcio, professora do Departamento de Psicologia e Psicanálise, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), para além da tradução de textos, o trabalho será de análise linguística e metodológica. “Não é simplesmente um serviço de tradução. Tem o caráter de transmissão do conhecimento para auxiliar primeiro na escrita em português e depois em inglês”, explica. Para isso, o projeto conta com a atuação de duas bolsistas selecionadas.

(Divulgação)

Patrícia Lúcio avalia como fundamental a criação dos Centros de Escrita para o processo de internacionalização das universidades, com foco na ampliação das publicações do Paraná em periódicos de outros países e revistas nacionais, que já exigem artigos em inglês. Ela também acredita que a demanda por este tipo de serviço tende a crescer nos próximos anos.

Com o apoio da Embaixada Americana no Brasil, os centros integram o programa Award (Academic Writing And Research Development). Os espaços serão localizados nas universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Oeste do Paraná (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro), Norte do Paraná (UENP) e Estadual do Paraná (Unespar), e na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na UEL, o Centro de Escrita Acadêmica é vinculado ao Escritório de Apoio ao Pesquisador (EAPq), da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG).

Seleção

De acordo com o Edital 01/2022, são ofertadas três vagas de tradução para língua inglesa ou revisão de língua inglesa de artigos acadêmicos ou projetos de cooperação internacional. Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, professores e servidores técnicos administrativos da UEL.

Para se inscrever, os interessados deverão enviar um e-mail para centrodeescrita@uel.br com o assunto “Edital Nº 1/22 – Centro de Escrita” e anexados os seguintes documentos: versão final do manuscrito, formulário de inscrição e Termo de Compromisso e Encaminhamento assinado. O prazo para inscrições termina dia 7 de março. O Centro de Escrita se compromete a entregar as traduções e revisões finalizadas dos textos até o dia 30 de abril.

Encontro

Também no dia 21, a SETI se reúne com os representantes das instituições de ensino superior públicas do Paraná para uma reunião técnica sobre os Centros de Escrita Acadêmica. O lançamento oficial deve ocorrer nos próximos meses.