Professor do CCE é homenageado pela Assembleia Legislativa de Rondônia

Nilson Cesar Fraga, que pertence ao Departamento de Geociências, foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo.

O professor Nilson Cesar Fraga, do Departamento de Geociências, do Centro de Ciências Exatas (CCE) recebeu na segunda-feira (21) a Medalha do Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO). A cerimônia homenageou professores e pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), localizada em Porto Velho, pelas diversas contribuições na área da Geografia para  desenvolvimento do Estado e do país.

Professor há nove anos do Programa de Pós-graduação em Geografia da UNIR, Nilson Fraga desenvolve pesquisas sobre a Amazônia e coordena, desde 2020, o projeto “Percival Farquhar o maior empresário do Brasil: Territórios, Redes e Conflitos na Implantação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM-RO) e na Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande (EFSPRG-PR/SC)”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Professor Nison Fraga (ao centro) em visita à Tabatinga (AM) (FOTO: Arquivo Pessoal).

Além disso, o professor Nilson desenvolve projeto junto à rede de pesquisadores que abrange o Laboratório da Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito (GEOTMAC), da UEL, e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Modos de Vidas e Populações Amazônicas (GepCultura), da UNIR.

O professor afirma que essa rede tem laços histórico-geográficos que se entrelaçam com milhares de migrantes que saíram do Paraná e foram para Rondônia, sobretudo depois da grande geada de 1975, em busca de novas oportunidades de vida. “Calcula-se que mais de 200 mil paranaenses fizeram a migração entre as décadas de 1970 e 1980”, conta.

A homenagem e reconhecimento são, segundo o professor, uma iniciativa do deputado estadual Jair Montes, que compreendeu a relevância da ciência geográfica por meio do ensino, da extensão e da pesquisa. “É uma honra muito grande receber esta homenagem. Meu agradecimento mais sincero ao parlamento rondoniense, que viu em nós parte da construção dos sonhos de uma Rondônia de dignidade, de justiça e paz”, afirma Nilson Cesar Fraga.

Medalha do Mérito Legislativo entregue ao professor da UEL (FOTO: Arquivo Pessoal).