UEL apresenta proposta do curso de Ciência de Dados e IA para sociedade civil organizada

Curso de graduação já foi aprovado em todas as instâncias da Universidade e aguarda autorização para oferecer vagas no Vestibular de 2024.

A UEL promoveu, na tarde de sexta-feira (11), uma reunião para apresentar à sociedade civil organizada de Londrina a proposta do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial e pedir apoio para a criação da graduação. A proposta, aprovada em todas as instâncias da UEL, prevê a abertura de 50 vagas. O objetivo da administração da UEL é oferecê-las no Vestibular de 2024. Para implantar o novo curso da UEL, que será o primeiro do Paraná em uma instituição pública, falta ainda a autorização do Poder Executivo estadual.

Estiveram presentes servidores do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel); representantes da Câmara Municipal de Londrina e da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil); integrantes do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina e Região (APLTIC) e do Instituto Estação 43, além de professores e alunos do Departamento de Computação, do Cento de Ciências Exatas (CCE). O presidente da Codel, Alex Canziani, o diretor da Acil, Angelo Pamplona, e as vereadoras Sônia Gimenez (PSB) e Lenir de Assis (PT) prestaram apoio à implementação do curso.

Presente na reunião ao lado do vice-reitor da UEL, Airton Petris, a reitora, Marta Favaro, destacou que a proposta é absolutamente atual e tem a capacidade de provocar uma transformação positiva no setor de Tecnologia da Informação do Paraná. “Temos o melhor corpo docente vinculado ao curso e vamos oferecê-lo no período noturno, de modo que possamos abrigar aqueles que já estão no mercado de trabalho, podendo buscar a sua qualificação em um espaço como a UEL. Gostaríamos de ver este esforço materializado”, disse.

A proposta do curso de graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial foi apresentada pelo docente do Departamento de Computação, Daniel dos Santos Kaster. “O nosso foco é Computação e Inteligência Artificial com aplicações, particularmente, na saúde e no agronegócio, que são vocações da nossa região. Esta proposta possui aderência com as áreas prioritárias do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Eixo de Transformação Digital do Paraná e do Ecossistema de Inovação de Londrina, e também está alinhada ao Masterplan, no qual a parte de TIC é um dos pilares, servindo também como ponto de apoio às outras áreas”, garante.

Reunião contou com autoridades do município e da Universidade para conhecer a proposta do novo curso de Graduação (Agência UEL)

O curso

Combinando conhecimentos das áreas da Computação, Estatística, Matemática e das Ciências Humanas, o curso contará com carga horária de mais de três mil horas, podendo ser concluído em, no mínimo, quatro, e, no máximo, oito anos. De acordo com o professor, o objetivo da graduação é formar profissionais capazes de gerarem valor e desenvolverem soluções a partir dos dados, em uma perspectiva de complementaridade ao curso Ciência da Computação já oferecido pela UEL.

“A nossa matriz de conhecimento envolve a parte analítica, Inteligência Artificial, Big Data, privacidade de dados, Machine Learning, Governança, além de toda a parte de computação, e esta proposta é para trazer um perfil complementar ao curso de Ciência da Computação que nós já temos”, explica Kaster.

Todos os presentes na reunião receberão, nos próximos dias, uma carta de apoio para ser assinada e, posteriormente, enviada pela UEL ao governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), juntamente com o processo completo da nova graduação a ser criada.

Veja, também, a reportagem da TV UEL sobre a proposta de implantação do curso de Ciência de Dados e IA: