Campanha CCE UEL Solidário encerra com quase R$ 400 mil arrecadados

Iniciada em 2020, mobilização de professores, servidores e estudantes distribuiu cestas básicas a quem mais necessitava durante o pior momento da pandemia.

Criada em maio de 2020, em meio a um cenário preocupante de avanço dos casos da Covid-19 em todo o País, a campanha CCE UEL Solidário chegou ao fim no final do ano passado, depois de 30 edições. Para os docentes, servidores e estudantes envolvidos em fazer o bem, a campanha solidária encabeçada pelo Centro de Ciências Exatas (CCE) representou um importante momento de mobilização em prol da população que mais precisa de ajuda, ou seja, os moradores de ocupações ou bairros periféricos que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social. Ao longo da campanha, a iniciativa contou com o apoio dos policiais militares do 30º Batalhão da Polícia Militar do Paraná.

De acordo com o vice-diretor do Centro de Ciências Exatas da UEL, Silvano Cesar da Costa, a campanha teve início com a arrecadação de alimentos entregues diretamente pelos participantes. Em seguida, optou-se pelas doações em dinheiro ou PIX, o que permitiu a aquisição de um número maior de cestas básicas em mercados de Londrina. Desta forma, quase R$ 400 mil foram arrecadados ao longo de toda a campanha.

“Fomos percebendo que as pessoas preferiram fazer o depósito. E nós negociávamos com os mercados a compra das cestas básicas. Também sempre contamos com o apoio do pessoal da Prefeitura do Campus Universitário (PCU), com os transporte. O pessoal deu uma força muito grande”, conta o vice-diretor do CCE e um dos proponentes da campanha ao lado do atual diretor do CCE, o docente Alan Salvany Felinto.

Com os recursos em mãos, o grupo adquiriu mais de 6.340 cestas básicas que foram destinadas aos moradores em situação de extrema pobreza. Além das cestas, quase 7.300 litros de leite e 870 litros de água sanitária foram doados. A campanha ainda destinou 780 kits de higiene, 100 pastas de dente e 100 pacotes de bombons com 50 unidades cada.

Os bairros atendidos foram os assentamentos Aparecidinha, Flores do Campo e Morro da Benção, na Zona Norte de Londrina, e Maravilha e União da Vitória, na Zona Sul. “Na decisão dos locais que deveríamos encaminhar as doações, conversamos com a Polícia Militar, e nos orientaram que era a Zona Norte. Então contamos com o apoio do major Tordoro, que faz um trabalho de aproximação com a população”, lembra.

“Agradecemos a todos que contribuíram para minimizar a fome de famílias carentes. Com certeza, tal gesto mostrou que, mesmo em momentos de grandes dificuldades, juntos podemos fazer a diferença. Que Deus abençoe a todos”, conclui o docente.

CCE Solidário em números:

·     6.346 cestas básicas;

·    101 pacotes de bombons com 50 unidades cada;

·    7.296 litros de leite;

·    781 kits de higiene;

·    868 litros de água sanitária;

·    100 pastas de dente;

.   Valor total arrecadado: R$ 397.183,48.