Departamento de Geografia inaugura placa em homenagem aos 65 anos do curso

Cerimônia simbólica contou com presença de ex-diretores do Centro, servidores, professores e alunos e marcou abertura da 39ª Semana de Geografia.

Uma cerimônia simbólica realizada na tarde desta quarta-feira (25) marcou o descerramento da placa alusiva aos 65 anos do curso de Geografia da UEL, comemorados ao longo de 2023. O encontro reuniu professores, servidores e alunos, marcando, também, a programação da 39ª Semana de Geografia (Semageo) da UEL, entre os dias 25 e 28 de outubro.

A placa alusiva aos 65 anos recebe os visitantes que chegam ao Bloco K (Secretaria do Departamento de Geografia), no Centro de Ciências Exatas (CCE), com a seguinte reflexão. “Em 1958, foram abertos os primeiros caminhos da ciência geográfica no interior do Paraná. A partir de 2023, se abrem novos horizontes para o Departamento de Geografia, desde Londrina para o Mundo”, diz a placa.

Descerramento da placa abriu a programação da 39ª Semana de Geografia da UEL (André Ridão/Agência UEL).

O descerramento contou com as ilustres presenças da ex-diretora do Centro de Ciências Exatas da UEL, a professora Nilza Aparecida Freres Stipp, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Francisco Mendonça, que já ocupou o cargo de chefe do Departamento de Geociências da UEL. Ex-chefe do Departamento de Geociências da UEL, Mendonça foi o convidado para a conferência de abertura do evento científico.

Também estiveram presentes a coordenadora da Semageo, a professora Jaqueline Telma Vercezi, e os professores Fábio César Alves da Cunha e Ricardo Lopes Fonseca, chefe e vice-chefe do Departamento de Geografia, respectivamente. O coordenador do Colegiado, Nilson Cesar Fraga, além de servidores e alunos, também prestigiaram o descerramento da placa.

Os professores Jaqueline Telma Vercezi, Ricardo Lopes Fonseca, Fábio César Alves da Cunha, Francisco Mendonça, Nilza Aparecida Freres Stipp e Nilson Cesar Fraga (Arquivo pessoal).

Semageo

A 39ª Semana de Geografia da UEL conta com extensa programação que pode ser consultada neste link. Neste ano, conta com o tema “Dinâmicas Socioambientais no Século XXI”. A Semana conta com apoio institucional do CCE, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) e da Araucária.