COGHE 2024 Promove Diálogo e Experiências na Educação Geográfica

Colóquio contará com programação diversificada, incluindo conferências, mesas-redondas e espaços de práticas e vivências pedagógicas.

A Universidade Estadual de Londrina se prepara para sediar o I Colóquio de Geografia Humanista e Educação (COGHE), que será realizado entre os dias 17 a 19 de Julho. Muito além de uma simples reunião acadêmica, o colóquio é um convite à celebração das diferentes pesquisas e práticas que permeiam a Educação Geográfica.

Com o intuito de promover o diálogo e a experiência, o COGHE será um espaço de encontro entre pesquisadores e estudantes da Educação Geográfica, no qual a experiência compartilhada poderá oferecer novas perspectivas e direcionamentos.

O Colóquio contará com uma programação diversificada, incluindo conferências, mesas-redondas e espaços de práticas e vivências pedagógicas em Geografia. Um dos destaques será a modalidade de apresentação de trabalhos, realizada por meio de rodas de conversas tematicamente organizadas a partir das submissões encaminhadas até o dia 14 de maio, por meio do site do I Colóquio de Geografia Humanista e Educação.

Divulgação.

No primeiro dia do evento, a mestre e doutora em Geografia Física pela USP, Lúcia Helena Batista Gratão, realizará a conferência de abertura, que tem como tema “Reencantar-se pela Morfologia da Terra: por uma Geografia Física Humanista”. Ela foi docente da UEL e é membro do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (GHUM). Outros temas também serão abordados durante o dia, e a programação completa pode ser conferida neste link ou acessando uma das redes sociais do evento.

O COGHE tem como objetivo reunir pesquisadores e praticantes da Geografia Humanista, desde a Educação Infantil até a Pós-graduação, ressaltando a importância de abordagens que considerem não apenas o conteúdo geográfico, mas também as relações humanas e a experiência do “ser-no-mundo”. Mais do que um evento acadêmico, o COGHE aspira ser um espaço de acolhimento e encontro, no qual a diversidade de experiências e perspectivas enriqueça o debate e inspire novas práticas educativas.

Os interessados podem fazer sua inscrição através do portal COGHE.

* Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.