Empresa doa equipamentos para laboratórios do curso de Engenharia Elétrica

Empresa doa equipamentos para laboratórios do curso de Engenharia Elétrica

Doação deverá incrementar as atividades laboratoriais do curso, que correspondem a cerca de 60% da grade curricular

A empresa londrinense Tectrol Automação Industrial repassou nesta quinta-feira (16) um lote de equipamentos que serão utilizados em experimentos e atividades práticas de laboratório pelos estudantes do curso de Engenharia Elétrica. Entre os equipamentos estão transformadores, disjuntores, sensores e réguas potenciométricas avaliados em cerca de R$ 40 mil. O lote foi entregue pelo estudante do último ano do curso, João Paulo Santana, analista de automação da empresa e pelo consultor Lucas Vargas. Os equipamentos foram recebidos pelo professor Ruberlei Gaino, do Departamento de Engenharia Elétrica.

A doação deverá incrementar as atividades laboratoriais do curso, que correspondem a cerca de 60% da grade curricular. Segundo o professor Ruberlei, é importante que ex-alunos demonstrem apreço pela Universidade, colaborando com doações e repasses de equipamentos, uma prática usual nas Instituições de Ensino Superior norte-americanas.

João Paulo deve concluir o curso de Engenharia Elétrica no próximo mês, com colação de grau marcada para abril desse ano. O estudante iniciou como estagiário na Tectrol há cerca de um ano e acabou sendo efetivado, antes mesmo da conclusão da graduação. Segundo ele, a empresa foi fundada em 1996 e atua no mercado nacional oferecendo projetos, produtos e serviços na área de automação. O quadro da empresa é composto por vários profissionais da UEL, tendo inclusive um dos sócios egresso do curso de Engenharia Elétrica.

Lucas, João Paulo e Ruberlei Gaino. Equipamentos vão beneficiar alunos de Engenharia Elétrica. (Foto: Agência UEL).

Ele explicou que a empresa está desenvolvendo atualmente um projeto pioneiro de robótica tendo o professor Francisco Granziera Junior, também do Departamento de Engenharia Elétrica, envolvido nesta iniciativa. Dois profissionais da indústria trabalham no desenvolvimento de um robô autônomo. “Há um contato próximo entre a empresa e a UEL por isso a doação. São equipamentos que têm aplicação em módulos elétricos e serão utilizados na disciplina projetos integradores e fundamentos de automação e controle”, definiu.

Leia também