Pós-Graduação em Química comemora 25 anos com Aula Magna nesta sexta
Pós-Graduação em Química comemora 25 anos com Aula Magna nesta sexta
As inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado da UEL estarão abertas a partir de 11 de abril, por meio do site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UEL inicia, nesta semana, as atividades em comemoração aos seus 25 anos de existência. A abertura será nesta sexta-feira (4), com uma Aula Magna no Laboratório Escola de Pós-Graduação (LABESC).
O evento contará com a palestra “Nanomaterials Under Extreme Pressure Conditions” (Nanomateriais Sob Condições Extremas de Pressão), que será ministrada pelo professor Antônio Gomes de Souza Filho, docente do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) e atual diretor de Avaliação da CAPES, fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
O pesquisador vai elucidar como materiais em escala nanométrica se transformam estruturalmente quando submetidos a pressões extremas, revelando propriedades inéditas.

O professor Luiz Henrique Dall’Antonia, coordenador do PPGQ, explicou que a aula será interdisciplinar, unindo as fronteiras de pelo menos quatro ciências: química, física, ciência dos materiais e nanotecnologia.
A síntese química está envolvida no estudo por conta da preparação dos materiais, que envolve técnicas avançadas; a física de altas pressões considera condições extremas e simulações computacionais que preveem determinados comportamentos; passando ainda pela ciência dos materiais, responsável por projetar e prospectar materiais com propriedades controláveis; além destas, as aplicações tecnológicas abrangem desde dispositivos nanoeletrônicos até sensores e sistemas de armazenamento de energia, mostrando a interconectividade entre ciência básica e inovação.
A Aula Magna é aberta a toda a comunidade acadêmica da UEL. Está marcada para começar às 9h desta sexta, na sala 4 do LABESC.
25 anos de história
O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UEL teve início no ano 2000, como “Curso de Mestrado Acadêmico em Química dos Recursos Naturais”. A proposta do curso incluía as linhas de pesquisa em desenvolvimento no Departamento de Química, para atender a orientação da CAPES quanto à abertura de um Programa Stricto Sensu, bem como as necessidades regionais. Assim, as áreas de produtos naturais, ambiente e alimentos deram vazão à proposta de “Mestrado em Química dos Recursos Naturais” (PQRN), mantido por dois triênios de avaliação.
Em 2008, um projeto de reestruturação curricular e mudança do curso para “Mestrado em Química” foi aprovado, ampliando as linhas de pesquisa da pós-graduação, fortalecendo a formação dos estudantes e visando o aumento da produção bibliográfica. No triênio 2008-2010, com o curso renovado já em andamento, o conceito subiu para 4, indicando bom desempenho.
Ainda em 2008, a CAPES permitiu o funcionamento do “Doutorado em Química em Associação Ampla UEL/UEPG/UNICENTRO”. Uma nova reforma foi colocada em prática em 2013, desta vez adotando critérios de habilitação docente, de forma a otimizar o tempo que os alunos dedicavam às disciplinas e estimular a produtividade científica dos professores e discentes. As ações objetivavam alavancar o desempenho do programa, melhorando, por consequência, o resultado da avaliação quadrienal.
A UEL submeteu nova proposta à CAPES em 2016, para um curso de Doutorado em Química que seria desenvolvido somente na instituição. Após o retorno positivo, o programa recebeu a primeira turma em agosto de 2017. Com a integração entre os cursos de Mestrado e Doutorado, houve ampliação da produtividade e qualidade técnica do Programa de Pós-Graduação em Química.
Futuro
Com 25 anos de existência, o PPGQ procura fortalecer ainda mais suas atividades. O coordenador, professor Luiz Henrique, elencou as ações planejadas para a manutenção da excelência acadêmica e a inovação em pesquisa. Ele destaca a internacionalização, com a ampliação de parcerias com instituições estrangeiras para mobilidade discente e docente, incluindo programas de cotutela e missões de estudo; e atração de pesquisadores visitantes e alunos estrangeiros, com divulgação ativa em plataformas internacionais.
O Programa também almeja modernizar a sua infraestrutura por meio da atualização de laboratórios e equipamentos para garantir pesquisa de ponta, com captação de recursos via agências de fomento (CAPES, CNPq, FINEP) e projetos colaborativos. Além da expansão de linhas de pesquisa, visando a consolidação de áreas emergentes, como química sustentável, materiais avançados e química medicinal, alinhadas às demandas científicas e industriais.
No que concerne o incentivo à produção científica, o PPG prevê apoio à publicação em periódicos de alto impacto e patenteamento de tecnologias desenvolvidas no programa aos seus estudantes, além de buscar integração com o setor produtivo por meio de parcerias com empresas para projetos aplicados, visando transferência de tecnologia e inserção profissional de egressos.
Por fim, ele ainda destaca a importância da divulgação e atração de talentos, com a realização de eventos científicos (workshops, seminários) e campanhas em redes sociais para divulgar o programa e atrair novos mestrandos e doutorandos.
Inscrições
As inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado da UEL estarão abertas a partir de 11 de abril, por meio do site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG). O processo deve ser feito exclusivamente de forma online, com upload dos documentos necessários digitalizados em arquivos separados.
São 25 programas ofertando vagas, sendo 36 para o Mestrado em Química e 19 para o Doutorado. O público-alvo dos cursos é composto por graduados em Química ou áreas afins, como Farmácia, Ciências Biológicas, Física e Engenharia Química, além de profissionais da indústria e do setor público.
A lista completa dos cursos está disponível no edital de candidatura. Cada um irá escolher quando divulgar o resultado provisório em seus endereços eletrônicos, cabendo recurso dos candidatos se necessário.
A seleção final dos aprovados e classificados, assim como a convocação para matrícula, será publicada em edital na página do programa e da ProPPG no dia 20 de junho, a partir das 17h. As aulas começam no 2º semestre do ano letivo, a partir de agosto, com datas a serem definidas pelos cursos individualmente.
(Bolsista na Coordenadoria de Comunicação Social – COM).