Grupo de Estudo reúne pesquisadores e estudantes do Paraná em evento comemorativo
Grupo de Estudo reúne pesquisadores e estudantes do Paraná em evento comemorativo
O objetivo foi revisitar a história do GEPEMA, fortalecer vínculos e promover novas discussões sobre Avaliação da Aprendizagem EscolarO Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação (GEPEMA)
celebrou seus 25 anos de existência com um evento realizado nos dias 21 e 22 de
novembro. A programação marcou um momento simbólico na trajetória do grupo, criado no Departamento de Matemática da UEL a partir das pesquisas da coordenadora do grupo professora Regina Luzia Corio de Buriasco, referência nacional em Avaliação da Aprendizagem em Educação Matemática.
Com mais de 50 participantes, o encontro reuniu pesquisadores, estudantes e
profissionais de diversas cidades do Paraná, como Londrina, Curitiba e Cascavel, além de representantes do Mato Grosso do Sul. O objetivo foi revisitar a história do
GEPEMA, fortalecer vínculos e promover novas discussões sobre Avaliação da
Aprendizagem Escolar, tema central das investigações desenvolvidas pelo grupo ao
longo de sua trajetória.
A programação foi composta por duas palestras, quatro mesas-redondas e uma sessão especial dedicada à leitura e discussão do artigo clássico “Algumas considerações sobre avaliação educacional”, de Buriasco (2000). As mesas reuniram pesquisadores que, ao longo dos anos, participaram do GEPEMA: ex-membros, membros atuais, orientadores de mestrado e doutorado vinculados ao grupo, além de professores que já atuaram como banca de trabalhos, todos de alguma maneira envolvidos na história desse grupo.
O evento foi coordenado pelo professor Gabriel dos Santos e Silva, da Universidade
Federal do Paraná (UFPR), atual vice-coordenador do GEPEMA. Para ele, a celebração
reforçou a dimensão afetiva e investigativa que caracteriza o grupo desde sua fundação. “O evento foi muito importante para reencontrarmos pessoas que foram e são importantes para a história do GEPEMA, que ajudam a construir um grupo que faz pesquisa em Avaliação da Aprendizagem Escolar. Foi um momento muito afetivo, com muitas oportunidades de aprendizagem, como costumam ser seus encontros!”, destacou.
A professora Pamela Emanueli Alves Ferreira (UEL) complementa: “a celebração dos 25 anos do GEPEMA reafirma a relevância do grupo na consolidação de pesquisas que articulam a Avaliação da Aprendizagem e a Educação Matemática, constituindo-se como um espaço de compromisso, produção de conhecimento e fortalecimento das perspectivas de avaliação em matemática como oportunidade de aprendizagem e prática de investigação”.
Memória
Entre os participantes, a atmosfera de encontro e memória marcou quem esteve presente. A doutoranda Jessica Aparecida Borssoi Zanquim, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL (PECEM), relatou a experiência como transformadora. “O evento do GEPEMA foi importante para mim, pois tive a oportunidade de conhecer alguns dos ex-membros desse grupo e suas respectivas histórias, vivências e experiências que tiveram com o grupo. Além disso, foi um momento de grande emoção e partilha, no qual pude estar com pessoas tão queridas, que até então só via online. Poder ver (e viver) a história do GEPEMA foi uma oportunidade única e indescritível”, salientou.
Outra participante, a doutoranda Beatriz Borba Guergolet, da UFPR, também destacou o caráter integrador do encontro. “Foi uma oportunidade de integrar alunos da pós-graduação e criar conexões com estudantes e professores de outros programas. Além de ser um privilégio participar de um grupo como o GEPEMA, consolidado na área de Educação Matemática”, afirmou.
A celebração também repercutiu entre outros pós-graduandos que participaram
ativamente das discussões.“O evento de 25 anos do GEPEMA foi importante para mim, tanto academicamente quanto pessoalmente. Foi uma grande oportunidade de ouvir pessoas que admiro e ressignificar minha relação com a pesquisa, assim como de fortalecer vínculos com os outros participantes, o que tornou a experiência ainda mais valiosa”. disse Fernanda Boa Sorte Rocha, doutoranda do PECEM. Por sua vez, Saymon Michel Sanches, aluno do PPGECM da UFPR, destacou que a participação no encontro contribuiu para fortalecer os laços e criar conexões com um importante grupo de pesquisa em Educação Matemática e avaliação.
Encerrando as atividades, participantes e organizadores reiteraram a relevância do
legado iniciado por Regina Buriasco e a responsabilidade de manter vivos os princípios que guiam o GEPEMA há 25 anos. Afinal, como ela sempre afirma, participar da educação das pessoas, antes de tudo, exige opção, compromisso e solidariedade. A celebração, mais do que uma retrospectiva, abriu espaço para novos encontros, reafirmando o papel do grupo como referência na área de Educação Matemática.

(Com informações do GEPEMA)
