Hemocentro Regional coleta sangue para pesquisa de plasma

Estudo envolve Hospital Universitário de Londrina (HU/UEL) e hospitais de outras regiões do estado.

O Hemocentro Regional de Londrina do Hospital Universitário (HU/UEL) está coletando sangue para estudo sobre a COVID-19. O elemento que interessa à pesquisa é o plasma hiperimune, que tem origem em pessoas que se contaminam por determinada infecção e que produz anticorpos, neste caso para a COVID-19. O plasma hiperimune é coletado a partir da doação tradicional de sangue.

O coordenador do Hemocentro do HU-UEL, Fausto Celso Trigo, explica que o órgão integra a rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR), que desenvolve uma pesquisa sobre o uso de plasma hiperimune no tratamento de pacientes de COVID-19. Segundo ele, estudos preliminares apontam que o plasma hiperimune pode atenuar ou melhorar sintomas dos doentes. “Portanto, a utilização do plasma deve ocorrer dentro de um protocolo de estudo,” reforça.

A pesquisa, apontada por Fausto Trigo, envolve várias instituições do estado. Além do HU/UEL, integram os trabalhos, por exemplo, o Hospital  Universitário da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A pesquisa ainda não foi iniciada porque o projeto aguarda parecer da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). O projeto foi apresentado no começo do ano.

O Hemocentro fica na rua Cláudio Donizete Cavalieri, nº 156, no jardim Tarumã (FOTO: Divulgação/Hemocentro)

Para ser doador, os interessados precisam cumprir alguns requisitos, como ter tido COVID-19 (PCR positivo), no mínimo, há 45 dias e, no máximo, 180 dias; ter entre 18 e 59 anos; não ter recebido transfusão de sangue; não ter sido submetido a ventilação mecânica e respirador; e as mulheres não podem ter tido gestação ou abortamento. Fausto Trigo explica os aspectos técnicos dessas limitações. Confira o áudio.

Se você está incluído nos requisitos da pesquisa, basta entrar em contato com o setor de Captação de Doadores do Hemocentro do HU de Londrina, pelo telefone 3371-2356. O Hemocentro fica na rua Cláudio Donizete Cavalieri, nº 156, no jardim Tarumã, ao lado do Hospital Universitário, na região leste da cidade.