Hemocentro Regional coleta sangue para pesquisa de plasma

Hemocentro Regional coleta sangue para pesquisa de plasma

Estudo envolve Hospital Universitário de Londrina (HU/UEL) e hospitais de outras regiões do estado.

O Hemocentro Regional de Londrina do Hospital Universitário (HU/UEL) está coletando sangue para estudo sobre a COVID-19. O elemento que interessa à pesquisa é o plasma hiperimune, que tem origem em pessoas que se contaminam por determinada infecção e que produz anticorpos, neste caso para a COVID-19. O plasma hiperimune é coletado a partir da doação tradicional de sangue.

O coordenador do Hemocentro do HU-UEL, Fausto Celso Trigo, explica que o órgão integra a rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR), que desenvolve uma pesquisa sobre o uso de plasma hiperimune no tratamento de pacientes de COVID-19. Segundo ele, estudos preliminares apontam que o plasma hiperimune pode atenuar ou melhorar sintomas dos doentes. “Portanto, a utilização do plasma deve ocorrer dentro de um protocolo de estudo,” reforça.

A pesquisa, apontada por Fausto Trigo, envolve várias instituições do estado. Além do HU/UEL, integram os trabalhos, por exemplo, o Hospital  Universitário da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A pesquisa ainda não foi iniciada porque o projeto aguarda parecer da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). O projeto foi apresentado no começo do ano.

O Hemocentro fica na rua Cláudio Donizete Cavalieri, nº 156, no jardim Tarumã (FOTO: Divulgação/Hemocentro)

Para ser doador, os interessados precisam cumprir alguns requisitos, como ter tido COVID-19 (PCR positivo), no mínimo, há 45 dias e, no máximo, 180 dias; ter entre 18 e 59 anos; não ter recebido transfusão de sangue; não ter sido submetido a ventilação mecânica e respirador; e as mulheres não podem ter tido gestação ou abortamento. Fausto Trigo explica os aspectos técnicos dessas limitações. Confira o áudio.

Se você está incluído nos requisitos da pesquisa, basta entrar em contato com o setor de Captação de Doadores do Hemocentro do HU de Londrina, pelo telefone 3371-2356. O Hemocentro fica na rua Cláudio Donizete Cavalieri, nº 156, no jardim Tarumã, ao lado do Hospital Universitário, na região leste da cidade.

pss professor uel
especializaçao pos uel
isenção vestibular uel
PSS-UEL
especializacao-uel-2022
isencao-vestibular-uel-2023
previous arrow
next arrow
Leia também