Estudantes do curso de Medicina promovem ação sobre abordagem completa da COVID-19

Será de 16 a 20 de novembro e traz como palestrantes professores da UEL, que atuam no HU/UEL.

Beatriz Botelho

Agência UEL

Estudantes do curso de Medicina, membros da IFMSA Brazil UEL, organizam o evento “COVID-19: uma abordagem completa”, que será realizado de 16 a 20 de novembro. Em cinco dias de evento, serão abordados temas abrangentes sobre a Covid-19, como aspectos laboratoriais, relação com comorbidades e qualidade de vida, fisioterapia da reabilitação e medicina intensiva. Os palestrantes são professores da Universidade, com atuação direta no Hospital Universitário (HU/UEL), envolvidos no combate diário à pandemia.

A palestra de abertura, marcada para 16 de novembro, às 19h30, será ministrada pelo professor Marcell Lozovoy, do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O tema abordado será “Aspectos laboratoriais da COVID-19”. A transmissão é online, pelo canal do Youtube. No período de 16 a 19, o evento tem início às 19h30, e no dia 20 começa às 18 horas.

(Divulgação)

O estudante de Medicina, Pedro Luis Candido de Souza Cassela, membro da comissão organizadora da IFMSA Brazil UEL, afirma que o evento é uma oportunidade de atualização sobre a Covid-19. Para ele, é uma forma dos estudantes estarem “em contato com grandes profissionais da Saúde, que poderão repassar um pouco de seus conhecimentos e experiências na lida com a pandemia, trazendo o que há de mais fundamentado na produção científica e na prática clínica”.

Segundo Pedro Luis Candido de Souza Cassela, o evento é voltado para de todos os cursos da área da saúde, mas a inscrição é aberta a qualquer um que esteja interessado em aprender mais sobre a COVID-19. Ele lembra que no início da pandemia de COVID-19, havia muitos eventos dessa natureza, mas que com o passar dos meses houve uma “normalização” da situação. Com isso, ocorreu o relaxamento de medidas de prevenção e de isolamento social. Pra ele, a segunda onda e as reinfecções são preocupantes. Confira o áudio.

Em relação ao início da pandemia, o conhecimento sobre a Covid-19 já ser maior e milhares de artigos científicos foram sido publicados, porém, o que se sabe ainda é pouco em relação a complexidade da doença, segundo o estudante. Por isso, ele destaca a atuação do profissionais da saúde. “Tivemos muito pouco tempo para estarmos preparados e, mesmo assim, nossos profissionais da saúde conseguiram salvar um número incontável de vidas com seu esforço”, afirma.

Neste mês de outubro, o Brasil chegou a mais de 5 milhões de casos confirmados e cerca de 150 mil mortes por Covid-19 – um aumento exponencial dentro de poucos meses. Pedro Luis Cassela afirma que a preocupação agora é com as chamadas “segundas ondas” – o retorno do crescimento de casos em regiões onde a doença parecia estar estabilizada. Além disso, os casos de reinfecção demonstram que ainda há muito mais a ser pesquisado e estudado.

Inscrições – Estudantes de todos os cursos da área da Saúde e demais interessados em aprender mais sobre a Covid-19 podem se inscrever no evento “COVID-19: uma abordagem completa”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI. Os inscritos terão certificado de 10 horas de participação, emitido pela IFMSA Brazil.

IFMSA – A IFMSA Brazil UEL é o comitê da IFMSA Brazil, o ramo nacional da International Federation of Medical Students Associations. A organização estudantil está presente em mais de 150 países e possui mais de 1,5 milhões de filiados. Tem como objetivo oferecer discussões e experiências que atendam as demandas dos acadêmicos e da sociedade à nível local, regional, nacional e internacional, com o intuito de complementar a graduação médica. No Brasil, está presente em todos os estados, em 153 escolas médicas e conta com mais de 5.000 filiados.

Em Londrina, a IFMSA Brazil UEL foi fundada em 1991, por alunos da UEL. Desde então, realiza projetos e campanhas voltados para a comunidade, além de intercâmbios nacionais e internacionais para os alunos. Atualmente, o comitê é formado por 15 estudantes do curso de Medicina, tendo como presidente a aluna Talita Oikawa. Mais informações no perfil @ifmsabrazil_uel.

Programação “COVID-19: uma abordagem completa”:

16/11/2020, às 19h30: “Aspectos laboratoriais da COVID-19”, com o professor Marcell Lozovoy, docente convidado da pós-graduação em Análises Clínicas e Nutrição da Universidade Estadual de Londrina.

17/11/2020, às 19h30: “Marcadores inflamatórios na COVID-19”, com a professora Andrea Name Colado Simão, do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

18/11/2020, às 19h30: “COVID-19 e a obesidade”, com a médica infectologista Zuleica Naomi Tano, chefe do setor de Infectologia do HU-UEL.

19/11/2020, às 19h30: “Fisioterapia da reabilitação, com professora Vanessa Probst, do Departamento de Fisioterapia do CCS, coordenadora da Residência em Fisioterapia Pulmonar.

20/11/2020, às 18h: “Medicina intensiva na pandemia”, com a presença da professora Josiane Festti, do Departamento de Clínica Médica do CCS.